Cidade

Compra de imóvel do Hospital da Luz em Coimbra dispensa notificação à Autoridade da Concorrência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-12-2020

A Autoridade da Concorrência (AdC) adotou uma decisão de inaplicabilidade quanto à concentração resultante da compra de um imóvel da unidade hospitalar do Grupo Luz Saúde em Coimbra pelo fundo imobiliário FSG Saúde.

PUBLICIDADE

“A operação de concentração não se encontra abrangida pela obrigação de notificação prévia”, justifica a autoridade, em aviso publicado na sua página de internet, encerrando assim o processo aberto com a notificação da operação, em finais de novembro.

PUBLICIDADE

O imóvel, objeto da notificação à AdC, é propriedade do Novo Banco, tem como locatário financeiro a Idealmed e como sublocatário a sociedade Hospital Luz Coimbra.

A FSG Saúde é um fundo de investimento imobiliário fechado que pretende desenvolver um portefólio de imóveis destinados a acolher unidades hospitalares e residências destinadas a outros cuidados de saúde, sendo gerido pela Fidelidade – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, responsável, nomeadamente, pela gestão dos contratos de arrendamento dos imóveis pertencentes aos fundos imobiliários que gere.

PUBLICIDADE

publicidade

Em março de 2018, a Autoridade da Concorrência deu luz verde à compra, pela dona do Hospital da Luz, de mais de 70% da Capital Criativo Health Care Investments II, que passou a controlar 80% da dona da Unidade Hospitalar de Coimbra através da aquisição indireta do controlo das sociedades Idealmed III – Serviços de Saúde, Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante, através da aquisição de 70% do capital social e direitos de votos na Capital Criativo Health Care Investments II (CCHC2), que detém o controlo direto das Sociedades Idealmed.

A Luz Saúde, dos chineses da Fosun, já era detentora de 10% do capital da CCHC2, e com aquela operação de concentração assumiu o controlo de 80% da sociedade, passando a Idealmed – Unidade Hospitalar de Coimbra a adotar a designação Hospital da Luz Coimbra.

No ano anterior, em julho de 2017, a AdC tinha também aprovado a compra do British Hospital pela Luz Saúde, alegando que a operação de concentração não era suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva naqueles mercados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE