Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Novotecna responde à Câmara e recorda que tem espaços para acolher empresas e empreendedores

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-10-2022

Face às recentes afirmações do presidente da Câmara Municipal de Coimbra sobre a falta de espaços na cidade para acolher novas empresas, ideias e projetos, proferidas na feira COL.ECO, a direção da Novotecna – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico afirma que foi com “estupefação que recebeu estas declarações, que apenas podem ser entendidas como um lapso de José Manuel Silva.

PUBLICIDADE

A associação liderada por Pina Prata, relembra que em declarações posteriores ao Notícias de Coimbra, o autarca acrescenta que “começa a haver um problema que é onde é que as empresas se podem instalar. Temos cada vez mais empresários a querer investir em Coimbra e começamos a ter dificuldade de espaço. São já empresas de média dimensão que precisam de espaços maiores, de espaços coworking, para poderem vir aqui fazer os seus investimentos”.

A Novotecna informa José Manuel Silva “que a escassos 300 metros da Baixa da cidade, mesmo em frente ao nó ferroviário de Coimbra-B, existe o Complexo Tecnológico de Coimbra, com espaços disponíveis para satisfazer as necessidades dos empresários, empreendedores e nómadas digitais que procuram a Câmara Municipal de Coimbra para instalarem os seus negócios”.

A Associação para o Desenvolvimento Tecnológico recorda que possui infraestruturas tecnológicas criadas no âmbito do PEDIP – Programa Específico de Desenvolvimento Industrial em Portugal devidamente habilitadas para acolher novas empresas e ideias de negócio, bem como estruturas de apoio a fabricação digital e manufaturação aditiva. Possui também um dos mais modernos laboratórios de análises para a área química, ambiental e farmacêutica.

Esta estrutura alberga entidades científicas e tecnológicas devidamente habilitadas para apoiar a instalação de novas empresas. São os casos da Novotecna – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico, CCTV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e da AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade.

A Novotecna realça que, “porque nunca é demais sublinhar, o Complexo Tecnológico de Coimbra situa-se a 300 metros da Baixa de Coimbra, no coração da cidade e numa zona que reclama uma profunda requalificação urbanística” e que “para esta mesma zona da cidade está prevista, segundo já divulgou a Câmara Municipal de Coimbra, um novo plano de urbanização para a futura estação intermodal da cidade, da autoria do arquiteto catalão Joan Busquets.

PUBLICIDADE

A entidade esclarece “que a incubadora CETEC, localizada no Complexo Tecnológico de Coimbra, faz parte da Rede Nacional de Incubadoras, está certificada pelo Turismo de Portugal e pelo IAPMEI. O CETEC faz ainda parte da rede EPAT – Entidade Prestadora de Apoio Técnico do Instituto de Emprego e Formação Profissional, auxiliando desempregados na criação do próprio emprego. O CETEC participa também no programa do IAPMEI – Start Up Visa, destinado a empreendedores altamente qualificados que pretendem fixar-se em Coimbra”.

O CETEC tem, no seu espaço de 2.700 metros quadrados, o Laboratório de Fabrico Digital e Prototipagem Rápida e Aditiva – FABLAB Coimbra, um laboratório de Mecatrónica, um laboratório de Robótica, um laboratório de Química Industrial e uma oficina de Metalomecânica para apoio aos empresários empreendedores que necessitem deste tipo de equipamentos para iniciar ou desenvolver os seus negócios.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com