Não seria bom baixar o valor das suas prestações e conseguir poupar algum dinheiro? Fique a conhecer a solução que lhe permite ter estes benefícios.
Chegado o final da época de férias e dada a atual conjuntura económica, é natural que se esteja a aperceber da importância de rever as suas finanças.
PUBLICIDADE
É normal que se tenha perdido entre todos os gastos e não tenha conseguido controlar alguns excessos. Mas este cenário pode tornar-se problemático se tiver vários financiamentos e prestações mensais a pagar.
É que a dificuldade em equilibrar as contas pode originar uma pressão financeira demasiado forte e resultar no risco de não conseguir pagar as mensalidades dos seus créditos.
O resultado? Poderá entrar em incumprimento e ver o seu nome na lista negra do Banco de Portugal, o que prejudicará a possível contratação de créditos no futuro.
Se sente que as suas prestações lhe estão a cortar uma fatia exagerada do orçamento mensal, está na altura de conhecer a consolidação de créditos e saber o que esta solução pode fazer por si.
O Que é o Crédito Consolidado?
O crédito consolidado é uma solução de financiamento que permite juntar vários créditos num só. Isto significa que pode, por exemplo, unir o seu crédito habitação ao seu crédito automóvel e ao crédito para obras.
Desta forma, terá apenas um empréstimo, com uma única prestação, mais baixa do que a junção das suas mensalidades atuais, e com um prazo de pagamento mais longo. Em alguns casos, a poupança mensal chega aos 60%.
A entidade financeira a quem pedir a sua consolidação de créditos fica responsável pelo pagamento dos seus empréstimos, mesmo que os contratos pertençam a diferentes bancos. Depois só terá de ficar a pagar à nova instituição.
Como Evita o Incumprimento?
Antes de tomar uma decisão, deve analisar a sua situação financeira e verificar todos os seus créditos. Até porque não é obrigado a consolidar todos – a escolha é sua, naturalmente.
Se o valor das prestações for realmente demasiado elevado e estiver a prejudicar o seu orçamento familiar mensal, então o crédito consolidado pode ser uma hipótese a considerar.
Ao reduzir o total das suas prestações através da consolidação dos empréstimos, estará a reduzir também os seus encargos mensais. Desta forma, conseguirá uma folga financeira e é isso que pode impedir o incumprimento.
Não só baixará os custos que tem todos os meses com os financiamentos, como conseguirá também canalizar o dinheiro poupado para outros fins.
No fundo, funciona como um crédito para pagar os seus créditos e permite poupar algum dinheiro.
Para ter noção das suas dívidas e controlar os créditos em seu nome, deve consultar regularmente o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. Assim, saberá sempre se está ou não em incumprimento e como poderá evitar lá chegar.
PUBLICIDADE