Coimbra

Comerciantes alertam Presidente da Câmara para falta de segurança na Baixa de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-10-2021

Luís Quintans é comerciante há 27 anos na Baixa de Coimbra e a insegurança que se vive nesta zona da cidade preocupa o proprietário da loja “O Encanto da Freiria” que publicou nas redes sociais uma carta aberta ao presidente da autarquia local, a relatar os vários assaltos que se registaram nesta zona, dizendo que “é urgente tomar medidas para que os empresários estabelecidos não continuem a sofrer na carne a displicência de quem tem obrigação de zelar pela proteção pública”.

PUBLICIDADE

A resposta do autarca faz com que Luís Quintans esteja otimista em relação ao futuro, como realçou a Notícias de Coimbra (NDC).

O presidente da Câmara comentou a publicação, escrevendo “tem toda a razão. Temos de encarar o problema da falta de segurança na Baixa nas suas várias vertentes. Não se pode empurrar problemas com a barriga para a frente e fazer de conta”.

PUBLICIDADE

Luís Quintans realça que “nos últimos vinte anos, com a passagem de três chefes autárquicos” interveio  “várias vezes na edilidade, na tentativa de sensibilizar para uma solução deste problema”.

Este comerciante de antiguidades pede que “seja implantado um percurso de vigilância com agentes da polícia a patrulharem a pé”.

PUBLICIDADE

publicidade

O NDC, falou esta segunda-feira, com outros lojistas que manifestaram as suas preocupações com vários assaltos e com atos de vandalismo, pedindo reforço da  iluminação e policiamento de proximidade.

“O  sentimento é de insegurança” não só dos comerciantes, mas “também dos clientes, que cada vez mais fogem de vir à Baixa, sentem-se inseguros, afirmou a presidente da Associação de Comerciantes e Empresários de Coimbra (ACEC), Zita Alexandre, destacando que “não se vê um polícia durante o dia”.

“Infelizmente isto está a ficar caótico” e os comerciantes apelam “ao novo executivo camarário que tome uma posição”, nota Zita Alexandre, que refere que “há um sistema de videovigilância, mas não se sabe se está a funcionar, não se vê as câmaras só se vê as placas a informar que as câmaras estão lá, é preciso ter a certeza que elas estão a funcionar”.

A líder da ACEC, falou, também, da toxicodependência na zona da Loja do Cidadão, “é uma miséria todos os dias e ninguém faz nada”, defendendo o reforço do policiamento.

Para Ana Paula, gerente da loja Love Craft no Largo da Freiria, diz que a insegurança é uma situação que se está a revelar cada vez mais grave, os clientes não querem vir para baixa porque dizem que não se sentem seguros”.  A empresária apela “ao presidente da Câmara de Coimbra para que faça alguma coisa”.

Carmen Carvalho, funcionária da loja O Porta Moedas na rua das Padeiras, queixa-se da falta de pessoas a fazer comprar, realçando que durante o dia a baixa é segura”, no entanto pede “um policiamento mais intensivo”.

Também o  proprietário da Galeria Victor Costa na rua Simões de Castro  está preocupado com a insegurança que se vive na Baixa de Coimbra.

O artista realça que “a insegurança é um dos graves problemas desta zona. Este problema tem-se agravado principalmente por falta de policiamento”. Queixa-se ainda “da falta de iluminação e do pouco movimento. Vive-se em permanente medo na Baixa de Coimbra, é uma situação que tem sido transversal nos últimos 4 anos”.

Resumindo, os comerciantes da Baixa de Coimbra mostram-se preocupados com a insegurança que se vive nesta área defendendo o reforço do policiamento de proximidade.

Veja o vídeo do Direto NDC com Luís Quintans, proprietário da loja ” O Encanto da Freiria”:

Veja o vídeo do Direto NDC com Zita Alexandre, Presidente da Associação de Comerciantes e Empresários de Coimbra:

Veja o vídeo do Direto NDC com Ana Paula, gerente da loja Love Craft:

Veja o vídeo do Direto NDC com Carmen Carvalho, funcionária da loja O Porta Moedas:

Veja o vídeo do Direto NDC com Victor Costa, proprietário da Galeria Victor Costa:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE