Câmaras

Comam bom queijo e Verão que é uma Festa em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-02-2015

O Secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, inagurou hoje, sábado, a XXIV Festa do Queijo da Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, que decorre durante este  fim de semana  (21 e 22 de fevereiro) na zona mais emblemática de Oliveira do Hospital – o largo Ribeiro do Amaral

PUBLICIDADE

IMG_0423

O governante fez questão de visitar todos os  expositores, tendo feito aproveitado para provar os saborosos queijos, enchidos, vinhos, licores e doces do concelho dirigido por José Carlos Alexandrino.

O autarca, sempre gentil, depois de agradecer a visita do amigo, aproveitou o momento solene para solicitar ao Secretário de Estado da Administração Interna que transmita ao seu colega das Obras públicas que “é uma injustiça que se faz  a este território não ter acessibilidades dignas desse nome”, numa alusão à eternamente adiada conclusão do IC6 e  IC7.

PUBLICIDADE

Como o membro do governo deve ter sentido, a Estrada da Beira está cada vez mais em mau estado e não é via para ligar o  mundo local ao século XXI, o que só leva a uma maior desertificação da região da Beira Serra.

À hora em que João Almeida visitou a feira, depois das 11:00,  já se encontravam no certame centenas dos milhares de visitantes que esta atrai anualmente, o que proporciou um verdadeiro “banho de multidão” ao jovem Secretário de Estado, que até teve direito a Banda Filarmónica.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_0298

O presidente da autarquia local teve ainda o prazer de receber os presidentes dos Municípios Portugueses e da Turismo do Centro, os colegas autarcas de Seia, Penela e Arganil, os deputados Paulo Almeida (CDS), Carlos Páscoa e Maurício Marques (PSD), Paulo Campos e Mário Ruivo (PS),  o que transformou a visita num autêntico desfile dos partidos do arco do poder em plena harmonia.

Na edição de 2015, que foi alargada ao novo mercado municipal, a organização está a transformar o certame num dos eventos mais mediáticos de toda a região.

Logo pela manhã,  o jornalista Amadeu Araújo  levou com mestria Oliveira do Hospital a todos os ouvintes da TSF,   conversando “Terra a Terra” com os protagonistas da maior Festa do Queijo Serra da Estrela do país.

Amanhã, o  programa da TVI – o “Somos Portugal”, líder de audiências – que será transmitido diretamente de Oliveira do Hospital durante seis horas.

IMG_0289

Mantendo toda a sua autenticidade de saberes e sabores ancestrais, e com o afamado queijo como principal “figura” de cartaz, a edição de 2015 da Festa do Queijo volta a privilegiar os espaços de exposição ligados aos produtos locais de qualidade, como o vinho do Dão, azeite, mel, enchidos e doçaria, por exemplo, o artesanato e gastronomia.

Na tarde de domingo, durante a emissão do programa da TVI em directo da  Feira do Queijo, vai ser produzido um requeijão Serra da Estrela com o objectivo de colocar o feito no livro dos recordes.

O líder da autarquia já disse que a confecção conta com a colaboração de várias queijarias, sendo necessários 500 litros de soro para que o requeijão chegue aos 25 kilos e ao Guinness World Records.

IMG_0392

No âmbito desta XXIV Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital é promovida a Semana da Gastronomia que coloca os melhores sabores do concelho no centro das atenções.

No total são 22 restaurantes aderentes, espalhados pelos quatro cantos do concelho de Oliveira do Hospital, que estão a oferecer o melhor da gastronomia local com particular enfoque para os produtos genuínos e que distinguem o concelho de Oliveira do Hospital. Os estabelecimentos da restauração aderentes estão devidamente identificados, com dístico próprio.

É possível escolher nas ementas pratos únicos no sabor como o arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores e o borrego criado neste concelho da Beira que se apresentará confecionado nas diversas formas tipicamente locais.

A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Os restaurantes irão também disponibilizar uma variedade de sobremesas das quais se destacam a genuína tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

IMG_0110

Veja mais fotografias e vídeos no Facebook de Notícias de Coimbra

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE