Escolas

Com o regresso às aulas há que tentar poupar ao máximo. 7 conselhos para ajudar os pais

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 05-09-2023

Setembro traz o regresso às aulas e com ele vem também uma altura em que se gasta algum dinheiro.

PUBLICIDADE

Mas, por forma a aliviar os valores, a ComparaJá elaborou algumas dicas. Conforme vem sendo notícia, o preço do material escolar voltou a aumentar este ano e um cabaz de oito artigos essenciais para os alunos custa agora mais 14% do que em 2022.

“Um bom planeamento é a chave para que o regresso às aulas seja feito com escolhas financeiramente inteligentes”, escrevem os responsáveis, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

Saiba, em sete passos, como poupar no regresso às aulas:

1. Definir um orçamento – “Desta forma, a tentação de ceder à pressão dos mais novos com pedidos para algo que não esteja previsto é muito menor, evitando, desta forma, comprometer o orçamento familiar”, lê-se.

PUBLICIDADE

publicidade

2.Reaproveitar material do ano letivo anterior – É também importante perceber o que se pode aproveitar do que haja do ano anterior. 

3. Fazer uma lista do material necessário – É hora de ver o que realmente faz falta. Fazer uma lista evita as compras por impulso.

4. Estar atento a campanhas e promoções – Pesquise por campanhas de promoção ou por descontos. Mas, atenção: não se esqueça de verificar se os portes estão incluídos, de maneira a “não inviabilizar a poupança”.

5. Relação preço-qualidade – “Existem muitos artigos de marca branca que apresentam uma qualidade equivalente aos artigos ditos de marca e optar por eles pode ser uma boa forma de poupar dinheiro”, alertam.

6. Pedir fatura com NIF – Alguns materiais, como lápis, canetas, cadernos, borrachas e artigos de tecnologia integram-se na categoria de Despesas Gerais Familiares, dedutíveis no IRS. Contudo, atenção: “As Finanças consideram apenas 30% das Despesas de Educação na declaração de IRS, até ao limite máximo de 800 euros. Nesta categoria incluem-se ainda os livros escolares, todas as mensalidades pagas na escola e até mesmo explicações, quando devidamente comprovadas”, explica.

7. Manuais escolares gratuitos – “Desde 2020 que o Estado disponibiliza manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escola pública que frequentam o ensino obrigatório. Para ter acesso aos mesmos, têm de ser cumpridos alguns passos e datas, daí a importância do planeamento”. O pedido é efetuado online no site .

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE