Economia

CoimbraMaisFuturo dinamiza sessões de esclarecimento a agricultores

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 10-11-2023

Decorreu no dia 8 de novembro, nas instalações da CoimbraMaisFuturo, uma sessão de esclarecimentos destinada a agricultores com projetos de Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola e Cadeias Curtas, aprovados no âmbito do LEADER/DLBC Coimbra2020.

PUBLICIDADE

Com uma excelente adesão por parte de promotores e consultores, a sessão teve como especial enfoque esclarecer e alertar para situações relativas à execução de projetos após a sua contratação. Focalizando nos processos de preparação e análise de pedidos de pagamento e questões relacionadas com alteração física e financeira, foram vários os alertas realizados para garantir maior celeridade e conformidade à execução dos projetos.

No final, houve espaço para o esclarecimento de dúvidas ou questões dos presentes, num momento de direta interação entre os promotores e a equipa técnica da CoimbraMaisFuturo que acompanha os projetos LEADER/DLBC aprovados.

PUBLICIDADE

Esta sexta-feira, dia 10 de novembro, irá decorrer outra sessão de esclarecimentos semelhante, mas desta vez destinada a beneficiários com projetos aprovados na medida 10.211 – Renovação do parque de tratores agrícolas, que, tratando-se de uma medida de pedidos de pagamento simplificados, carecem ainda assim de uma execução atenta por parte dos promotores.

A CoimbraMaisFuturo é uma organização reconhecida como GAL – Grupo de Ação Local, com competências de organismo intermédio na análise e financiamento de projetos produtivos aprovados no âmbito da medida 10. LEADER do PDR2020 e dos projetos SI2E e +CO3SO financiados pelo Centro2020. Este reconhecimento atribui competências específicas ao GAL para a gestão e execução de um envelope financeiro na vertente rural DLBC, para apoio ao investimento no concelho de Coimbra, estando abrangidas áreas tão diversas como a produção agrícola e pecuária, a transformação, as cadeias curtas, as feiras e mercados locais, mas também a criação ou modernização das empresas ou de novos serviços na área social e do associativismo.

PUBLICIDADE

publicidade

Fazendo um balanço desde 2016 até esta fase final do quadro comunitário, a CoimbraMaisFuturo analisou um total de 373 candidaturas, tendo dado parecer favorável a 229, com um total de 10M€ de investimento total que se traduz em 5,6M€ de apoio ao investimento.

O registo de um crescimento significativo do número de candidaturas recebidas e de projetos contratados e em execução, permitiu uma maior aproximação às metas e indicadores definidos na Estratégia de Desenvolvimento Local “Coimbra2020”, que se encontra em reta final de implementação no biénio 2023-2024.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE