Primeira Página

“Coimbra, the right place to be”. Município convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 15-02-2024

Coimbra é o Município Convidado da edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que vai decorrer na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, de 28 de fevereiro a 3 de março. Sob o lema “Coimbra, the right place to be”, a aposta passa por mostrar que Coimbra é também, sem margem de dúvidas, “the right place to visit in 2024”. 

PUBLICIDADE

Sob a chancela de “Município Convidado” e em parceria com a Universidade de Coimbra, a Fundação Bissaya Barreto e a Praxis, a Câmara Municipal Coimbra procura aumentar a visibilidade nacional e internacional, promovendo os seus principais atrativos e motivos de eleição como destino turístico, com ênfase no património histórico e cultural e nas experiências turísticas mais associadas ao património imaterial e às tradições coimbrãs.

“É a primeira vez que iremos participar com a importante chancela de Município Convidado, o que confere a Coimbra uma maior visibilidade, extensível a toda a Região. Não tenho dúvidas de que a nossa participação contribuirá para reforçar a marca Coimbra e projetar o destino, nacional e internacionalmente”, considera o vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga.

PUBLICIDADE

Coimbra afirma que “vai marcar presença com um stand totalmente digital e inovador, que pretende proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciadora: a oportunidade de conhecerem a cidade e toda a sua potencialidade turística através de fotografias, imagens e vídeos que captam a essência da identidade histórica e cultural de Coimbra e resumem o que a cidade tem para oferecer. O stand foi concebido com recurso a placas LED e equipamento digital e vai contar com três zonas distintas: um palco para atuações e outras dinâmicas, um auditório para apresentações formais e uma zona de expositores, onde a CM de Coimbra, os parceiros – Universidade de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto e Praxis – e os agentes e operadores turísticos inscritos no programa Hosted Buyers estarão representados”.

Segundo a edililidade, a programação foi pensada para captar a atenção dos visitantes e dar a conhecer o melhor da cidade, das suas vivências, do seu património, tradição e cultura. E são várias as iniciativas e os momentos planeados, que vão desde atuações de DJs, uma happy hour, degustações do património doceiro, complementadas com provas de cerveja e gin artesanais, à presença de seis personagens históricas alusivas a Coimbra, que complementam a narrativa que o Município de Coimbra vai levar à feira internacional de turismo.

PUBLICIDADE

publicidade

Há, ainda, sessões de fado, atuações com a Estudantina e grupos de concertinas, realização de caricaturas elaboradas ao vivo por Luís Costa, e várias iniciativas programadas no âmbito do Programa infantil Kids Route, incluindo provas de caxôpo, bebida artesanal produzida pela Praxis a partir da maçã, sem ter alcoólico, criada a pensar especialmente nas crianças.

O programa integra, ainda, a atuação musical do Arauto, figura emblemática do imaginário do Portugal dos Pequenitos, que será responsável, diariamente, pela abertura e pelo encerramento do stand.

O programa inclui, também, algumas ações estratégicas, como a apresentação da agenda de eventos culturais e de lazer para 2024, onde estão incluídas a XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea (que terá lugar, logo a seguir à BTL, nos dias 10 e 11 de março), a Feira do Livro, o Verão a 2 Tempos, a Anozero’24 Bienal de Coimbra, a Feira Medieval, as Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel, o Rally, o Festival de Cerveja Artesanal Brew! Coimbra, o Luna Fest 2024, o programa de Natal e o Fim de Ano, entre muitas outras iniciativas organizadas ou apoiadas pelo Município de Coimbra. Sem esquecer, claro, os eventos incluídos na programação anual do Convento São Francisco, ou os que surgem integrados nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Portanto, são vários os motivos que justificam inúmeras visitas a Coimbra ao longo do ano. 

A apresentação de quatro novos roteiros turísticos, para além dos oito já existentes, é outra das novidades que integra o programa do stand de Coimbra na BTL. São quatro roteiros, que irão ficar disponíveis digitalmente para consulta e utilização do público em geral através de uma web app, com múltiplas funcionalidades, que oferece uma experiência diferente e inovadora a todos os que estejam interessados em visitar a cidade. Outra novidade será ainda a revelação de uma das bandas que irá ser cabeça de cartaz nas Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel, que decorrem em julho.

O programa do stand vai, assim, contar com a participação de diversas entidades, ao longo dos cinco dias da feira, de modo a proporcionar aos visitantes o contacto com o património, cultura e tradições de Coimbra, assegura a autarquia em comunicado.

 “Esta é uma oportunidade única para a cidade de Coimbra promover o seu património cultural, histórico e turístico, junto de um público mais abrangente, sendo simultaneamente o espaço ideal para os operadores e agentes turísticos divulgarem os seus produtos e, através desta participação, criarem mais oportunidades de negócio”, argumenta Francisco Veiga. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE