Coimbra

Coimbra reforça escolas com 56 auxiliares de ação educativa

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, o recurso a uma reserva de recrutamento constituída na sequência de um procedimento concursal para reforçar as escolas com mais 56 assistentes operacionais para as funções de apoio educativo. Desde que a autarquia assumiu as competências na área da Educação no âmbito da descentralização da administração central do Estado, a 01 de janeiro de 2021, que já reforçou significativamente as escolas num total que vai agora chegar a 81 auxiliares.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai reforçar as escolas com mais 56 assistentes operacionais para as funções de apoio educativo. Este reforço de pessoal é uma prioridade assumida pela autarquia e surge no âmbito da descentralização de competências da administração central do Estado na área da Educação que a autarquia assumiu a 01 de janeiro de 2021.

Este é um reforço necessário para cumprir com os rácios e os normativos legais atualmente em vigor, dando resposta às necessidades manifestadas pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

Estes 56 assistentes operacionais integram uma reserva de recrutamento constituída na sequência de um procedimento concursal, no qual já tinham sido recrutadas 17 pessoas em abril e oito em junho. Assim, no total, desde que a autarquia assumiu as competências descentralizadas da administração central do Estado na área da Educação que já criou 81 novos postos de trabalho reforçando significativamente o número de auxiliares nas escolas.

Estes novos funcionários municipais vão ser distribuídos pelos agrupamentos de escolas, prestando serviços em estabelecimentos do pré-escolar ao 12º ano.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a educação é uma forte aposta da Câmara de Coimbra. Exemplo disso, é o facto de no início do mês de julho ter sido aprovado o Programa Municipal de Ação Social Escolar (ASE) para o ano letivo de 2021/2022, que deverá abranger cerca de 15 mil crianças e jovens. Um programa que pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e fixação de famílias no concelho.

A aplicação deste programa municipal representa um investimento global superior a 10,5M€ em ação social escolar no próximo ano letivo, um aumento superior a 1M€ relativamente ao ano transato.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE