Cidade

Coimbra reforça apoios à economia local para fazer face aos impactos provocados pela covid-19

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-12-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra continua a reforçar os apoios à economia local. Na próxima reunião de segunda-feira, o executivo vai analisar e votar duas propostas de prorrogação das medidas municipais extraordinárias de apoio à economia local. Assim, a autarquia vai abdicar de cerca de 90.000 euros relativos às rendas de julho a dezembro, devidas pelos estabelecimentos comerciais instalados em edifícios/espaços municipais que se encontrem arrendados e/ou concessionados, que muito têm sido afetados pela evolução da pandemia.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra tem vindo a implementar, desde o início da pandemia da covid-19, em março, diversas medidas extraordinárias de apoio às famílias, empresas e associações, que já totalizam cerca de 2M€, mas que continua continuamente a aumentar. Estas despesas, bem como a quebra de receitas no domínio da prevenção, contenção, mitigação e tratamento da infeção epidemiológica e reposição da normalidade, são reportadas mensalmente à DGAL.

PUBLICIDADE

Dos setores mais afetados pela evolução da pandemia têm sido o comércio e a restauração, para os quais a autarquia tem adotado diversas medidas, designadamente: o alargamento e isenção de taxas das esplanadas; a prorrogação até março de 2021 das taxas pela ocupação do espaço público e de publicidade em todos os estabelecimentos comerciais do concelho, excetuando instituições bancárias, de crédito e seguradoras; a isenção do pagamento das taxas de ocupação aplicáveis aos pequenos comerciantes e produtores locais do Mercado Municipal D. Pedro V; e a criação do “Programa de apoio aos munícipes afetados pela pandemia da covid-19 e ao comércio local” na época natalícia, com uma dotação de meio milhão de euros.

Agora, tendo em conta a evolução da pandemia e os efeitos extremamente negativos que está a provocar na economia local, a autarquia vai analisar a prorrogação das medidas municipais extraordinárias de apoio, com efeitos ao mês de julho e até ao final do ano, no que respeita ao pagamento das rendas e mensalidades dos espaços arrendados ou concessionados pela CM Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A ser aprovada, esta proposta implica que a autarquia deixe de receber 88.262,58 euros dessas cobranças, mais concretamente 10.071,24 euros de receita das rendas dos espaços comerciais arrendados e 78.191,34 euros das mensalidades dos espaços concessionados pelo Município de Coimbra. Uma forma da autarquia auxiliar os empresários/comerciantes do concelho, que não estão a usufruir do rendimento normal, face ao condicionamento de utilização do espaço arrendado ou concessionado impostos pelas regras e normas das autoridades de Saúde no combate à pandemia covid-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE