Coimbra

Coimbra promove Encontros com o fado no centro histórico da cidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-06-2019

O Centro Histórico de Coimbra acolhe o festival de fado “Encontros”, de 15 a 16 de junho, numa iniciativa que pretende juntar diferentes gerações e sensibilidades da Canção de Coimbra.

PUBLICIDADE

O festival foi o segundo projeto mais votado do Orçamento Participativo Jovem da Câmara Municipal de Coimbra de 2018, da autoria de Beatriz Santos e Luís Henrique Silva, contando com um apoio de 20 mil euros para a sua realização.

Nos dois dias, haverá serenatas de rua, durante a tarde, em diversos pontos do Centro Histórico de Coimbra, como o Pátio da Inquisição, o Arco de Almedina ou o Largo do Poço, bem como um concerto de Fado de Lisboa, à noite, na Praça 8 de Maio.

PUBLICIDADE

“O ‘Encontros’ pretende promover o fado, acima de tudo, nas suas várias vertentes, quer na de Coimbra quer na de Lisboa. Na vertente de Coimbra, será também um encontro de gerações e sensibilidades” dentro deste género, contou à agência Lusa João Farinha, do Fado ao Centro, entidade que produz o evento pago pela Câmara Municipal de Coimbra.

Para as serenatas de rua, criaram-se formações de três elementos (voz, viola e guitarra portuguesa) que normalmente não tocam juntos, culminando depois num concerto conjunto que integra os vários grupos “para uma serenata maior”, às 18:15, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

A 16 de junho, haverá também uma “Serenata Futrica”, tocada “por grupos etnográficos da região que dão um contributo da música popular e tradicional portuguesa típica da região de Coimbra”, acrescentou João Farinha.

Todos os concertos são de entrada gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE