Coimbra

Coimbra realiza ação de voluntariado para remoção de invasoras no futuro Bosque dos Loios

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 15-03-2024

A Câmara Municipal de Coimbra, a Invasoras.pt, o Jardim Monte Formoso e a Milvoz estão a desenvolver uma ação de voluntariado para a remoção de plantas invasoras no espaço onde vai nascer o futuro Bosque dos Loios.

PUBLICIDADE

O projeto do Bosque dos Loios visa a criação de um novo espaço verde dedicado à preservação e recuperação da flora autóctone numa área delimitada entre a Rua Miguel Torga, a Rua Alberto Oliveira e a Quinta de São Jerónimo, e tem como objetivos promover elementos de resiliência ambiental e potenciar os serviços dos ecossistemas. 

Este projeto parte do princípio de que os corredores ecológicos, ou “corredores verdes”, são elementos fundamentais de resiliência urbana, na medida em que proporcionam conexão entre ecossistemas da estrutura verde urbana.

PUBLICIDADE

“Através da criação do Bosque dos Loios pretende-se efetuar o preenchimento de uma lacuna de conectividade entre espaços verdes já existentes. O futuro Bosque dos Loios é, claramente, o elemento que faltava para o estabelecimento de um corredor ecológico funcional, coerente e eficiente. O foco principal da operação assenta no compromisso de reposição de elementos vegetais com o respetivo enquadramento fitossociológico e que originalmente habitavam o local, promovendo a biodiversidade e resgatando a identidade ambiental da região”, afiança a CM.

A intervenção concentrar-se-á, para além da preservação dos elementos vegetais existentes com interesse de conservação, na reintrodução de espécies arbóreas, nomeadamente, Quercus suber e Quercus faginea, bem como elementos arbustivos e subarbustivos como Ulex spp, Cistus, spp, Erica spp, entre outas. Pretende-se, ainda, permitir a possibilidade de criação de um espaço de lazer focado na função ecológica, com a possibilidade da circulação pedonal entre a Quinta de São Jerónimo e a Rua Alberto Oliveira, onde está localizada a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. 

PUBLICIDADE

publicidade

Está, ainda, prevista a colocação de caixas-ninho em algumas das árvores adultas já existentes, para o desenvolvimento de um pequeno projeto piloto de análise do estabelecimento de espécies até então ausentes, designadamente algumas das quais são controladoras de ‘pragas’, nomeadamente morcegos e passeriformes insetívoros.

Será, também, colocada iluminação artificial adaptativa, para proteção de aves, insetos, entre outros, de acordo com indicações da associação internacional Dark Sky, que visa combater a poluição luminosa, adaptando o horário de funcionamento das luminárias e a sua temperatura de cor ao longo da noite, esta última por aproximação a cores mais vermelhas.

No local serão ainda potenciadas situações de lazer através da colocação de mobiliário urbano devidamente enquadrado no objetivo primordial do projeto em questão. 

A ação vai decorrer no dia 24 de março, das 9h00 às 13h30, e o ponto de encontro é na praceta da Rua José Santos Bessa, na Quinta de São Jerónimo.

As inscrições devem ser efetuadas por correio eletrónico para o endereço parquesejardins@cm-coimbra.pt ou por telefone, no horário entre as 8h30 e as 16h30, para o número 239 496 816. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE