Escolas

Coimbra promove férias escolares gratuitas para o 1º ciclo

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 14-06-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai levar a cabo, mais um ano, de 3 a 28 de julho, o programa de atividades para as férias de verão “Viver Coimbra #DesportoeAventura”, destinado a apoiar as famílias nas férias escolares das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico que frequentam escolas da rede concelhia. 

PUBLICIDADE

Este programa, que já foi divulgado aos encarregados de educação através da Plataforma SIGA, pretende proporcionar atividades de exploração e descoberta motora, atividades lúdicas e culturais, atividades expressivas e atividades desportivas ao ar livre e envolve várias unidades orgânicas CM de Coimbra, entre as quais a Divisão de Educação, a Divisão de Desporto, a Divisão de Cultura, a Divisão do Convento São Francisco e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

As atividades vão decorrer de 3 a 28 de julho, das 8h45 às 17h30, na Praia Fluvial do Rebolim, no Quartel da Companhia Municipal dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, no Portugal dos Pequenitos, no Convento São Francisco, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, no Estádio Municipal Cidade de Coimbra, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais e no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, entre outros locais. 

PUBLICIDADE

O seguro de acidentes pessoais é assegurado pelo Município de Coimbra, assim como a alimentação (almoços e lanches). Por semana, há a limitação máxima de 40 crianças, que podem participar numa semana ou em duas de atividades.  Com esta ação, que pretende dar resposta às necessidades dos pais durante as férias escolares de verão, ocupando o tempo livre dos seus educandos e assegurando, ainda, as refeições, a CM de Coimbra prevê gastar cerca de sete mil euros.

A autarquia está, também, a preparar um conjunto de atividades para ocupar os tempos livres dos alunos do pré-escolar da rede pública concelhia durante o mês de agosto. As inscrições para este programa devem ser feitas de 1 a 15 de julho, também na Plataforma SIGA.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições para o programa municipal “Viver Coimbra #DesportoeAventura” podem ser efetuadas até à próxima segunda-feira, dia 19 de junho, para um período mínimo de uma semana e máximo de duas semanas. Para além do preenchimento do formulário disponível na Plataforma SIGA e da aceitação das condições de funcionamento, os interessados têm de apresentar o comprovativo de domicílio fiscal da Autoridade Tributária e Aduaneira e o comprovativo de que, durante a(s) semana(s) em que inscreve(m) o(a) seu(sua) educando(a), o(s) progenitor(es) responsável(eis) legal(ais) se encontram a trabalhar, indicando o horário de trabalho. Os trabalhadores por conta própria devem, ainda, apresentar o documento da Autoridade Tributária em como se encontram a exercer atividade como trabalhadores independentes, o comprovativo da composição do agregado familiar (retirado do Portal das Finanças) e o comprovativo do posicionamento nos escalões de abono de família, se aplicável (retirado na Segurança Social Direta). 

As inscrições serão validadas pelo Município de Coimbra, sendo considerados os seguintes critérios de admissão: 1º critério – encaminhamento de crianças pelas Comissões Sociais de Freguesia e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; 2º critério – em função do escalão de abono de família [1º, 2º, 3º, 4º escalão]; e 3º critério – sem escalão de abono de família.

Importa, ainda, referir que a Biblioteca Municipal também vai desenvolver, ao longo das férias de verão, de julho a setembro, diversas atividades de animação dirigidas às crianças do concelho, como forma de sensibilização para a importância do livro, da leitura, do brincar e da criatividade. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE