Coimbra

Coimbra: Projeto europeu permite colmatar o distanciamento social da população mais envelhecida

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-04-2020

Num momento em que se vive em estado de emergência, as plataformas digitais desempenham um papel fundamental para apoiar os cidadãos, particularmente os mais velhos.

PUBLICIDADE

O envelhecimento populacional é uma realidade verificada em todos os países da União Europeia – em 2018, 19% desta população tinha 65 anos ou mais.

PUBLICIDADE

Com o distanciamento social durante a pandemia torna-se fundamental colmatar as necessidades das pessoas mais velhas e, sabendo que a idade é um fator de risco na pandemia da Covid-19, é essencial criar/adequar respostas adequadas.

Nesse sentido, Cáritas Diocesana de Coimbra está participar no projeto europeu PlatformUptake.eu – uma Ação de Coordenação e Suporte à Comissão Europeia para plataformas digitais de apoio ao Envelhecimento Ativo e Saudável, que se propõe encontrar uma solução de larga escala para promover comunidades inclusivas.

PUBLICIDADE

publicidade

Para responder às alterações demográficas provocadas pelo envelhecimento da população, com a necessária estrutura e recursos, a União Europeia viabilizou diversos projetos TIC. Isto fez com que fosse criado um número considerável de plataformas “open source” (acesso aberto) para o desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio do envelhecimento ativo e saudável. Estas plataformas estão dentro do mesmo domínio, competindo ou complementando-se entre si, o que torna necessário haver uma maior interoperabilidade entre elas.

Neste contexto, o PlatformUptake.eu está a analisar e a descrever o ecossistema destas plataformas, promovendo sinergias entre as respetivas redes e os projetos relacionados nos domínios AHA – Active and Healthy Ageing (Envelhecimento Ativo e Saudável) e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas). Através da criação de informação centralizada, pretende-se avaliar o impacto social das plataformas existentes, criar ferramentas de monitorização e avaliação, recolher histórias de sucesso dos utilizadores e boas práticas, promover a interoperabilidade e definir orientações comuns para a adoção dessas plataformas em larga escala.

O projeto foi aprovado no âmbito do programa H2020 da União Europeia e está a ser desenvolvido em parceria por 12 entidades altamente experientes de dez países europeus

Para obter mais informações, consulte o site do PlatformUptake.eu – AQUI

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE