Coimbra

Coimbra projeta ampliação do jardim do Penedo da Saudade

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-06-2021

Coimbra projeta ampliação do jardim do Penedo da Saudade

 

 

PUBLICIDADE

Coimbra, 25 de jun 2021 (Lusa) – A Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar o anteprojeto de ampliação do jardim do Penedo da Saudade, na sua práxima reunião, agendada para segunda-feira.

A obra prevê a criação de um parque urbano na encosta que se estende daquele emblemático jardim da cidade até à rua Infanta Dona Maria.

PUBLICIDADE

O estudo prévio para esta intervenção, já foi aprovado, em abril, e tem como objetivo “reforçar a utilização pública deste espaço, através da criação de novas áreas verdes, construção e reabilitação de caminhos, espécies vegetais, infraestruturas e mobiliário urbano”, refere o município numa nota de imprensa.

Esta obra integra o projeto que a autarquia já aprovou para requalificar a entrada do Penedo da Saudade, pela avenida Marnoco e Sousa, na Alta da cidade, através da criação de uma praça de receção mais verde e de um quiosque com esplanada, para além da reconfiguração da via e do estacionamento rodoviário.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o município, após a aprovação do estudo prévio, foram feitos trabalhos de limpeza onde foi possível “identificar melhor as plataformas, os taludes e os percursos pré-existentes”, que permitiram “redefinir os percursos e as zonas de estadia, os sistemas de drenagem, bem como a localização da iluminação pública e o mobiliário urbano”.

A solução prevista no estudo prévio evoluiu, para uma alternativa de projeto mais adaptada à morfologia do terreno e à localização das espécies vegetais a preservar.

A intervenção incide em obras de reabilitação e obras de construção de raiz.

Caso o seja aprovado, as obras incidem na reabilitação e complementação da “rede de caminhos pedonais, o sistema de drenagem e infiltração de águas pluviais, o sistema de iluminação dos percursos e o mobiliário urbano, executar percursos elevados em relação ao terreno”, lê-se na mesma nota.

As obras pretendem garantir “condições de acesso ao terreno que permitam a execução das obras e dos trabalhos de manutenção, bem como criar condições para o controlo das espécies vegetais infestantes, para seleção criteriosa de árvores e para o reforço de plantações e sementeiras”, acrescenta a Câmara.

A intervenção envolve um investimento da ordem dos 225 mil euros, acrescido de IVA (imposto sobre o valor acrescentado).

Nesta mesma reunião, o executivo municipal também apreciará e votará outras propostas, nomeadamente de apoio a coletividades desportivas em mais de meio milhão de euros, de cedência de instalações de antigas escolas para dinamização de atividades das freguesias e do reforço de medidas de apoio à economia local, comerciantes e à cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE