Educação

Coimbra: Professores em protesto acusam ministro da Educação de falta de bom senso (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-01-2023

Cerca de uma centena de professores concentraram-se na tarde deste sábado, 7 de janeiro,  junto à Câmara Municipal de Coimbra em defesa da escola pública.

PUBLICIDADE

Na concentração organizada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), debaixo de chuva, docentes e não docentes exibiram várias mensagens, onde assumem estar em luta.

“Nem a chuva nos demove”, “Costa, escuta, a escola está em luta”, “Ministro, escuta, os professores estão em luta”, “A escola a lutar também está a ensinar”, “Escola unida jamais será vencida”, “Em defesa da escola pública”, foram algumas das mensagens apresentadas.

PUBLICIDADE

Os protestos não vão parar “tão cedo”, afirmou, ao Notícias de Coimbra, o presidente da estrutura sindical, lembrando que “está marcado para o dia 14 uma grande marcha em Lisboa, onde são esperados mais de 50 mil manifestantes”. “Vai ser um dia histórico”, frisa André Pestana.

O sindicalista acusa o ministro da Educação de “intransigente e de falta de bom senso”,  lamentando que o governante “não antecipe a reunião negocial agendada para o final do mês”.

PUBLICIDADE

publicidade

O dirigente lembra que o STOP está “totalmente disponível para negociar”, salientando que a luta iniciada em dezembro em defesa da escola pública visa “melhores condições de trabalho dos docentes, mas também melhores condições de aprendizagem para os alunos”.

“A escola pública tem de ser um desígnio nacional para uma sociedade mais justa e igualitária”, defende André Pestana.

Os professores rejeitam a intervenção dos Municípios no processo de recrutamento para as escolas, a extinção do quadro de escola, a ausência de contagem de tempo de serviço que esteve congelado, as quotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a penalização na aposentação após 36 anos de serviço.

Reivindicam ainda aumentos remuneratórios, de forma a compensar a perda do poder de compra verificada desde 2009, e a vinculação dinâmica dos professores contratados.

Este sábado ficou marcado por manifestações em frente às câmaras municipais das sedes de distrito. Para o dia 14 está marcada uma grande marcha em Lisboa, entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE