Região

“Coimbra Pressure Cooker” reúne especialistas para fomentar a construção de regiões resilientes e promover a participação local

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 18-02-2024

Entre os dias 20 a 22 de fevereiro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai acolher o evento “Coimbra Pressure Cooker”, no âmbito do projeto GOCORE (Governing Community Resilience), do qual é parceira. A sessão de abertura está agendada para o próximo dia 20, às 10h00, no Student Hub da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto GOCORE, financiado pelo Programa Interreg Europe no eixo da “governação regional”, pretende contribuir para a construção de regiões resilientes, através do envolvimento das regiões e da participação local. 

O projeto visa, assim, promover o desenvolvimento das regiões rurais e/ou periféricas, através da partilha e implementação de boas práticas de governação, envolvendo e capacitando as comunidades locais enquanto parceiros ativos na elaboração e implementação de políticas regionais.
A sessão de abertura irá contar com as intervenções de Alfredo Dias, Vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alexandra Rodrigues, Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra.
 

PUBLICIDADE

O “Coimbra Pressure Cooker” é um encontro de aprendizagem intensiva, que se repete semestralmente em cada uma das regiões parceiras. Este encontro consiste na realização em paralelo de um seminário, que consiste em sessões interativas de aprendizagem e partilha de experiências com os parceiros e stakeholders do projeto, uma sessão de “Peer Review” (uma avaliação entre pares) efetuada ao parceiro anfitrião, neste caso a CIM Região de Coimbra, e ainda uma visita de estudo a uma boa prática local relacionada com o envolvimento das comunidades nos processos participativos.

Neste “Peer Review”, três peritos das regiões parceiras europeias – Syddjurs (DK), Madeira (PT) e Hajdú-Bihar (HU) – vão reunir-se para analisar um desafio específico da Região de Coimbra: o modelo de governança do Intervenção Integrada de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior e o respetivo envolvimento participativo dos diversos stakeholders. O objetivo é partilhar boas práticas e definir recomendações e possíveis soluções.

Além da CIM da Região de Coimbra, a parceria GOCORE integra também parceiros das regiões de Fryslân (NL), Syddjurs (DK), Madeira (PT), Saaremaa (EE), Hajdú-Bihar (HU), Trento (IT) e a Comunidade germanófona da Bélgica (BE).

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE