Vamos

Coimbra perde concurso da RTP mas conquista jurados e apresentadora

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 05-08-2023

O Grupo Violas Campaniças de Castro Verde é o vencedor do programa da RTP1, Estrelas ao Sábado, um concurso de diversos géneros de música popular portuguesa.

PUBLICIDADE

O Grupo de Fado d’Anto e a Estudantina Universitária de Coimbra, membros da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, participaram esta tarde, 5 de agosto, na final do concurso Estrelas ao Sábado.

Os grupos ingressaram neste concurso, em março e abril, e conquistaram os portugueses de norte a sul do país. Só 8 é que seguiram chegar à final: Grupo Violas Campaniças de Castro Verde, Grupo de Fado d’Anto (Coimbra), Trigo Roxo, Raquel & Rodrigo, Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços (Soure), Beira Serra, Allcante Modas e Cante e a Estudantina Universitária de Coimbra.

PUBLICIDADE

Numa primeira fase foram selecionados 5 dos oito finalistas e os escolhidos atuaram mais uma vez para mostrar o seu talento.

Foi com “Fado Hilário” que o grupo conimbricense encantou o público. Mónica Sintra não poupou nos elogios: “O fado de Coimbra não é tão evidenciado” e “começa a ter um palco diferente e é bom serem vocês a dar esse palco”, refere a cantora.

PUBLICIDADE

publicidade

A Estudantina Universitária de Coimbra abrilhantou o Estrelas ao Sábado com o tema “Maria”. Mais uma vez, a cantora que integra o júri, não ficou indiferente e expressa que “foi lindo” o momento, “arrepiante”. “Fiquei embalada na voz […] Está tudo no sítio onde deve estar. Têm muito bom gosto musical”, conclui.

O Grupo Violas Campaniças arrecadou 23% dos votos, o Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços (15%), segue-se a Estudantina Universitária de Coimbra (14%). Com 13% dos votos, o quarto finalista mais votado pelo público foi Fado d’Anto e por último, Allcante (11%). Passam assim à segunda fase da final, de onde destes 5 só um ganhará.

“Balada da Despedida” foi o segundo tema escolhido pelo Grupo de Fado d’Anto de Coimbra para a última fase final do concurso da RTP1.

Para António Sala, “esta balada é muito bonita”. “As vozes são maravilhosas, o acompanhamento fantástico e […] basta ouvir a vossa prestação para perceber que tivemos aqui a magia de Coimbra com todo o seu encanto e com toda a sua nostalgia”.

Como tal, o “Traçadinho” tinha que ir à televisão e ser cantado pela voz da Estudantina Universitária de Coimbra. Até a apresentadora, Isabel Silva afirmou ter recuado aos seus tempos de estudante universitária. CC, um outro membro dos jurados, afiança que foram “brilhantes” no espetáculo que deram.

Chegou a hora de contar os votos finais. Com 14%, em 5º lugar fica Allcante. Segue-se a Estudantina Universitária de Coimbra com 16% dos votos. O segundo e o terceiro lugar, onde ficaram o Grudo de Fado d’Anto e o Grupo dos Pauliteiros, empataram com 22%.

Quem leva a taça para casa, com 26% dos votos, é o Grupo Violas Campaniças de Castro Verde.

As votações ficaram a cargo do público, que através de uma chamada telefónica, mostraram o seu apoio, com um custo de 1€ + IVA.

O júri foi presidido por António Sala, Mónica Sintra e CC (banda D´Arrasar) e o formato conduzido por Isabel Silva.

Pode ver todas as atuações no site da RTP Play.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE