Coimbra

Coimbra paga metade da Ponte da Trémoa 

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-12-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do Executivo da próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, uma proposta de comparticipação da autarquia na requalificação da Ponte Intermunicipal de Trémoa, sobre o rio Dueça, no valor de 120 mil euros. A obra resultou de um acordo de parceria entre a CM de Coimbra e a autarquia de Miranda do Corvo. 

PUBLICIDADE

A CM de Coimbra vai comparticipar com 120.798,99 euros, correspondente a 50% do valor global, na requalificação da Ponte Intermunicipal da Trémoa. A requalificação da ponte intermunicipal da Trémoa resultou de um acordo de parceria entre as autarquias de Coimbra e de Miranda do Corvo, assinado em 2017. Em 2017, após uma vistoria à ponte, os dois municípios entenderam que, face ao relatório apresentado, era urgente efetuarem-se obras na ponte que liga as povoações de Trémoa e Trémoa de Cima, sobre o rio Dueça. A consignação dos trabalhos realizou-se a 02 de julho de 2021, por 180 dias, à empresa Carlos Gil – Obras Públicas Construção Civil e Montagens Elétricas, Lda, pelo valor de 199.900,90 euros. 

Os melhoramentos contemplaram o aumento do vão livre para 11 metros, através da demolição do encontro direito (do lado de Miranda do Corvo) e a construção de novo encontro em betão armado sobre fundação em quatro estacas de betão armado. Já o tabuleiro foi alargado para 8 metros, com 5 metros de faixa de rodagem e passeios com 1,5 metros. A intervenção prevê ainda o alargamento e reforço do encontro esquerdo (do lado do Município de Coimbra), drenagem superficial do tabuleiro e das áreas adjacentes aos dois encontros da ponte, repavimentação dos dois terços adjacentes à ponte afetados pela intervenção e sinalização e pinturas rodoviárias das áreas contíguas à ponte.

PUBLICIDADE

Recorde-se que a passagem de pessoas entre as duas margens do rio Dueça foi interrompida a 30 de outubro de 2021, na sequência do temporal que nesse dia se fez sentir na região, e consequentemente foi instalada uma ponte militar na Trémoa para restabelecer a circulação pedonal, três semanas após a passagem provisória existente no local ter colapsado. A unir as margens do Dueça, afluente do rio Ceira, que por sua vez desagua no Mondego, em Coimbra, foi instalado “um passadiço construído a partir de uma ponte militar tipo ‘treadway’ (trilha) com configuração de um trilho com 1,5 metros de largura e um comprimento total de 28 metros e respetivas rampas de acesso”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE