Coimbra

Coimbra: Ouviu a sirene dos Bombeiros Voluntários e ficou preocupado? Não é incêndio, é tradição

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-08-2021

A sirene do quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, que se situa no coração da cidade, em plena Av. Fernão de Magalhães, ressoou hoje por volta das 12h. Alertados para a possibilidade de se tratar de alguma ocorrência, o NDC contactou os Bombeiros para saber do que se tratava e ficou a saber que não só não se tratou de qualquer acidente, como se trata sim de um ato simbólico da corporação, que segundo o adjunto de comando Ricardo Domingos “já existe há muitos muitos anos”.

PUBLICIDADE

Esta é uma tradição que remonta “há lá largos anos”, e que acontece todos os meses no dia 10, e “tocamos a sirene às 12h nesse dia por ser o Dia de Portugal, e queríamos fazer uma espécie de tributo nacional”, explicou o bombeiro.

Ricardo Domingos, comunicou que só no mês passado retomaram a tradição, uma vez que o quartel esteve em obras de requalificação “o que obrigou a suspender o costume durante a intervenção”, mas o bombeiro disse que já estão concluídas pelo que a sirene vai voltar a soar no pelas 12h no dia 10 de cada mês.

PUBLICIDADE

O adjunto de comando clarificou que a sirene ” já não é usada para alertar ou convocar bombeiros para incêndios ou ocorrências há já bastante tempo”, contudo é acionada em caso de morte de um bombeiro a serviço, durante o seu funeral, como forma de homenagem nacional.

“É claro que também é uma forma de garantirmos que a sirene está operacional e com um som límpido e estridente, como deve”, brincou Ricardo Domingos.

PUBLICIDADE

publicidade

“O quartel tinha duas sirenes, mas uma delas foi inativada e por isso agora contamos só com esta que esteve um tempo impedida de tocar devido às obras, mas que a partir de agora pelo meio dia do dia 10 de cada mês vai voltar a manter a nossa tradição viva cá em Coimbra. Aliás, é importante que as pessoas saibam desta tradição, porque no mês passado quando a sirene tocou recebemos algumas chamadas de pessoas preocupadas”, finalizou o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, Ricardo Domingos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE