Coimbra

Coimbra nomeia primeira mulher como encarregada operacional

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-03-2022

Fernanda Ferreira, funcionária afeta à Divisão de Espaços Verdes e Jardins (DEVJ) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, foi nomeada como encarregada operacional, anunciou a autarquia em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

Ocupando já estas funções de forma informal, Fernanda Ferreira é assim a primeira mulher nomeada como encarregada operacional pela CM de Coimbra. A proposta partiu do Departamento de Espaço Público, Mobilidade e Trânsito (DEPMT), onde se incluiu a DEVJ, mereceu o parecer favorável do vereador Francisco Queirós, com o Pelouro dos Espaços Verdes e Jardins, e teve o despacho de aprovação do presidente da autarquia, José Manuel Silva. 

De forma simbólica para assinalar o Dia da Mulher, que se assinala hoje, dia 08 de março, Fernanda Ferreira foi nomeada como primeira mulher encarregada operacional, uma categoria da carreira de assistente operacional, pela CM de Coimbra. A trabalhadora da DEVJ já ocupava as funções de encarregada operacional de forma informal, mas com este despacho, datado de 7 de março, assume desde ontem as funções de encarregada operacional, onde se encaixam os serviços “de coordenação dos assistentes operacionais afetos ao seu sector de atividade, por cujos resultados é responsável”; “a realização das tarefas de programação, organização e controlo dos trabalhos a executar pelo pessoal sob sua coordenação”; e a “substituição do encarregado geral nas suas ausências e impedimentos”. 

PUBLICIDADE

“É da mais elementar justiça que reconheçamos o valor e a dedicação dos trabalhadores do Município, pelo que é justíssimo que esta trabalhadora seja finalmente e formalmente nomeada encarregada operacional”, sublinha José Manuel Silva.

À exceção das encarregadas operacionais que existem entre as funcionárias das escolas, que passaram recentemente para a autarquia ao abrigo da transferência de competências na área da Educação, e já consideradas encarregadas operacionais nessa altura, Fernanda Ferreira é assim a primeira mulher a ser nomeada como encarregada operacional pela CM de Coimbra, desde que há registos no Departamento de Recursos Humanos. 

PUBLICIDADE

publicidade

“Conhecendo-se a dinâmica dos trabalhadores das equipas de administração direta e sendo reconhecida a importância das chefias intermédias para fazer o devido interface entre a Chefia de Divisão, os Técnicos Superiores e os Assistentes Operacionais que executam as diversas ações no terreno, é de extrema relevância o desenvolvimento do procedimento formal de reconhecimento dos funcionários identificados, que na prática já desempenham funções de coordenação, tendo por isso já dado provas das suas competências ao nível da coordenação de equipas”, pode ler-se proposta do DEPMT, que incluía ainda a proposta de outros trabalhadores como encarregados operacionais. Seguidamente, o vereador Francisco Queirós deu parecer favorável à proposta, sublinhando que a sugestão do DEPMT é “de enorme justiça e importância para os serviços”. Finalmente, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, despachou a proposta favoravelmente. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE