Coimbra

Coimbra: NERC apela a um Programa de Emergência de apoio à continuidade da actividade económica na região  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-11-2020

 A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra apelou hoje “à criação de um programa integrado de emergência para atenuar o impacto económico e social das medidas de restrição de circulação impostas nos próximos tempos bem como do estado actual das empresas e das pessoas motivados pela pandemia”.

PUBLICIDADE

 

Pina Prata, Sócio-Gerente da Conclusão

Este apelo é dirigido às câmaras municipais da Região de Coimbra, com uma necessária coordenação ao nível da Comunidade Intermunicipal por forma a assegurar a eficácia de uma intervenção integrada, sugerindo-se para maior efectividade o diálogo e a articulação com as entidades associativas empresariais da Região de Coimbra que representam os agentes económicos.

PUBLICIDADE

A asssociação liderada por Pina Parta defende um” programa de apoio às empresas com especial enfoque ao comércio, serviços, restauração, hotelaria e cultura, e outras microempresas e PME dos sectores mais atingidos e vulneráveis pela quebra induzida pelas restrições de circulação e convivência”.

A NERC salienta que o assegurar da continuidade económica no futuro passa igualmente por uma atitude securitária de Estado quanto à protecção a situações de pobreza extremadas pela crise.

PUBLICIDADE

publicidade

A NERC propõe algumas das medidas de apoio económico e social:

  • Apoio a fundo perdido, às empresas e empresários do setor do Comércio e do Turismo e Restauração, com efeitos a muito curto prazo.

  • Isenção de taxas das esplanadas garantido para 2021 e eventualmente prorrogável, e apoio a fundo perdido à sua requalificação para o Inverno (observando os exemplos usados há muito por toda a Europa)

  • Isenção total de rendas em espaços municipais para actividades no setor da restauração e comércio.

  • Campanhas de comunicação de apoio à restauração e ao comércio local, para fomentar as compras de natal, com apoio explícito à construção de soluções inovadoras para promoção da saúde e resiliência e sustentabilidade.

  • Criação de um Mercado Virtual de apoio logístico a partir das plataformas existentes (Região de Coimbra Marketplace) que junte as necessidades de empresas, instituições e municípios às competências e ofertas da CIM;

  • Apoio ao ecossistema empreendedor da Região de Coimbra para implementação de soluções inovadoras de transação que assegurem saúde, resiliência e sustentabilidade.

  • Reforço do Fundo de Emergência Social para IPSS: apoiar entidades com quebras relevantes de receitas; reforçar a capacidade de resposta na área social em áreas de intervenção relacionadas direta ou indiretamente com a pandemia;

  • Reforço do Fundo de Emergência Social para Agregados Familiares, para apoio a famílias com rendimentos significativamente diminuídos com a pandemia: renda ou prestação de casa; pagamento de água, luz e gás; compra de alimentos e medicamentos; compra do Passe.

  • Isentar 50% o pagamento de rendas a todas as instituições de âmbito social, cultural, desportivo e recreativo no primeiro semestre de 2021, ou 100% no caso da atividade estar encerrada.

A Direccão da NERC considera que os valores globais constantes dos orçamentos próprios e cabimentações já aprovadas pelas câmaras da Região de Coimbra e pela CIM da Região de Coimbra para despesas com festividades da época como festas de fim de ano, jantares de natal, concertos, fogos de artifício e outras se tornaram supérfluos com as restrições impostas pelo combate à pandemia.

A Direcção NERC lança assim o lança o repto para que estas verbas sejam aplicadas nas propostas de apoio às pessoas e às empresas, focadas na continuidade da actividade económica e na protecção social implicadas pela corrente crise.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE