Coimbra

Coimbra já não és capital da melhor universidade de Portugal. Jornalista desmonta propaganda reitoral

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-07-2018

A Universidade de Coimbra (UC) anuncia no seu site que “foi distinguida como uma das melhores instituições de ensino da Europa, na primeira edição do University Teaching Rankings, a mais recente iniciativa da Times Higher Education (THE).

PUBLICIDADE

Acrescenta a propaganda universitária: Nesta primeira edição, e de acordo com a THE, a UC está “entre as melhores universidades europeias para a excelência no ensino”, onde ocupa uma posição no top 125″.

Ao não fazer referência que foi ultrapassada por 5 instituições de Braga, Aveiro, Porto e Lisboa, a Universidade de Coimbra dá a entender que é a melhor de Portugal, o que está longe de corresponder à verdade.

PUBLICIDADE

A informação veiculada pela Universidade de Coimbra foi logo “copiada” pelo diário As Beiras e pelo Diário de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O jornal da Fapricela usou letras garrafais para fazer manchete que “RANKING DA TIMES COLOCA UNIVERSIDADE NO TOP 125 MUNDIAL”. Mais contido, o diário dos Lucas, arranjou um canto no topo da primeira página para escrever “Mais um ranking confirma UC entre as melhores universidades”.

 

O experiente jornalista Rui Avelar, em artigo de opinião publicado no seu Campeão das Províncias “desmonta” o que foi publicado pela UC e republicado por DB e DB.

O Director-adjunto do Campeão das Províncias, que  foi director de informação da agência Lusa, aproveita a ocasião para questionar o elogio que o Reitor fez à Administradora da Universidade de Coimbra na sequência da notícia Reitor pagou doutoramento a suposta namorada que toma conta da Universidade de Coimbra?!”

 

UC: Para melhor está bem, está bem…

Há jornais a embandeirar em arco com a recente notícia da inclusão da Universidade de Coimbra no “top 125”, entre um milhar de instituições, instituído pela Times Higher Education.

A UC figura na 103ª. posição, mas os diários de Coimbra omitem que a Universidade Clássica de Lisboa é 28ª., a Universidade do Porto 43ª., a Universidade do Minho 50ª., a Universidade do Aveiro 51ª. e a Universidade Nova de Lisboa 59ª.

Fiquei negativamente impressionado, quer com os jornais, devido à omissão de que tudo é relativo, quer com o desempenho da UC, pois achava que desde a ascensão de Teresa Antunes a instituição entrara numa imparável trajectória ascendente.

Teresa Antunes – outrora funcionária da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, quando ela dirigida por João Gabriel Silva – ingressou na Reitoria, em 2011, para secretariar o actual reitor e, posteriormente, ele investiu-a no cargo de administradora.

A avaliar pelos elogios feitos, há dias, a Teresa Antunes, por João Gabriel, estava em crer que a Universidade de Coimbra não estaria atrás de cinco congéneres portuguesas.

Aos diários de Coimbra, para não embandeirarem em arco, bastava terem presente uma advertência do escritor Miguel Torga. Disse, um dia, o poeta que universal é o local sem paredes.

A UC estaria esplendidamente classificada em 103º. lugar. O problema dela é que as de Lisboa, a do Porto, a do Minho e a de Aveiro estão nas primeiras 60 posições da tabela da Times Higher Education.

Em abono da Universidade de Coimbra, insisto que tudo é relativo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE