Coimbra

Coimbra inaugura unidade pioneira de terapia celular

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-09-2018

A Universidade de Coimbra (UC) inaugura na terça-feira uma unidade pioneira de terapia celular, que vai facilitar o acesso da comunidade científica e hospitalar ao desenvolvimento de produtos para imunoterapia e para terapia regenerativa, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma unidade piloto, a primeira a ser instalada na região Centro, que vai ser inaugurada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na antiga Faculdade de Medicina do Polo I da UC.

“Com a inauguração desta infraestrutura, a Universidade passa a dispor de duas unidades de produção no âmbito das terapias avançadas, como é o caso da terapia celular e dos radiofármacos (teranóstica), reforçando o seu posicionamento estratégico na área da saúde”, sublinha Amílcar Falcão, vice-reitor da instituição, citado num comunicado da UC.

PUBLICIDADE

A abertura do laboratório, designado de UpCells, resulta de uma parceria entre a UC e a farmacêutica Tecnimede, que possibilita já o arranque de um primeiro projeto de investigação para o desenvolvimento de uma vacina de grau clínico direcionada para as células estaminais cancerígenas.

“A existência de uma infraestrutura deste tipo potencia a translação da investigação básica para a investigação clínica, alavancada numa parceria da UC com uma farmacêutica de referência como é o caso da Tecnimede”, refere a investigadora Teresa Cruz, também citada no comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto ImmunoDC@cancerstemcells “corresponde já à concretização daquilo que se espera possa ser o início de muitos outros projetos em terapia celular (medicina regenerativa e imunoterapia)”, conclui o investigador Bruno Neves.

Após a inauguração do UpCells, às 15:00, realiza-se na Reitoria da Universidade de Coimbra o debate “As Novas Fronteiras da Saúde: Do Saber à Investigação”, promovido pela Tecnimede e pelo jornal Expresso.

Neste evento, será discutida a importância para a saúde pública da relação entre a indústria farmacêutica e as universidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE