Coimbra

Coimbra: Exposição ‘Ruralidades’ de Jorge Bacelar no Museu Nacional de Machado de Castro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-05-2021

Assinalando o início da segunda edição da iniciativa ‘Abril no Feminino’, este ano adiada para o mês de maio devido às contingências decorrentes da pandemia covid-19, é inaugurada este sábado, dia 8 de maio, pelas 11h, em três salas do Museu Nacional de Machado de Castro, a exposição ‘Ruralidades’, da autoria do médicoveterinário e fotógrafo Jorge Bacelar. A sessão de abertura contará com a presença do autor e haverá um momento musical pelo grupo ‘Segue-me à Capela’.

PUBLICIDADE

As mais de 30 fotografias que agora se expõem mostram os sinais de um mundo rural captado num território que incide sobretudo em explorações agrícolas nas aldeias e vilas de Estarreja, Murtosa e Ovar, mostrando uma intensa cumplicidade entre estas pessoas simples e o fotógrafo, que, como ele afirma, são “o seu mundo e a sua gente”, com quem trabalha e convive afetivamente há mais de 20 anos.

Os retratos fotográficos de Jorge Bacelar são imagens telúricas de vidas consagradas ao trabalho rural, aos frutos da terra e ao cuidar dos animais, narrativas silenciosas de pessoas que labutam do nascer ao pôr-do-sol, mostrando o desgaste do tempo no rosto, mas ainda com um brilho poderoso no olhar, ou de agricultores cujas mãos calejadas e deformadas pelos trabalhos duros do campo continuam a operar o milagre de cultivar os alimentos da terra.

PUBLICIDADE

A presente exposição pode ser visitada até ao próximo dia 20 de junho, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 18h, com entrada gratuita. Lotação condicionada de acordo com as orientações definidas pela DGS.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE