Coimbra

Coimbra estuda a inclusão de autocarros a hidrogénio nos transportes urbanos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 09-03-2023

O presidente da Câmara de Coimbra afirmou hoje que o município está a fazer o planeamento para, no futuro, incluir veículos a hidrogénio nos transportes urbanos do concelho.

PUBLICIDADE

“Estamos no caminho da eletrificação [nos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra] e queremos evoluir, no futuro, para outros combustíveis não fósseis, como o hidrogénio”, disse José Manuel Silva, que falava durante a sessão de abertura de um encontro transfronteiriço sobre descarbonização, em Coimbra, no âmbito da rede CENCYL, que junta cinco cidades da região Centro e três da região espanhola de Castela e Leão.

José Manuel Silva destacou o trabalho que o executivo que lidera está a fazer “no caminho da descarbonização”, apontando para o caso do BRT (‘bus rapid transit’), mais conhecido como “metrobus”, serviço de autocarros elétricos em via dedicada (com exceção para alguns pontos no centro da cidade) com uma rede suburbana que liga Coimbra à Lousã e outra urbana.

PUBLICIDADE

“Passaremos a ter uma rede de transportes completamente nova”, notou, realçando ainda a construção da futura estação central de Coimbra como elemento importante nessa redefinição da mobilidade na cidade.

Segundo José Manuel Silva, é também necessário “implementar medidas para reduzir a utilização do transporte individual”, como tornar algumas vias da cidade exclusivamente pedonais, e “intensificar a luta contra o estacionamento abusivo e ilegal”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Polícia Municipal está a trabalhar de forma mais intensiva para induzir as pessoas a optar pelos transportes coletivos e modos de mobilidade suaves. Estamos a fazer esse caminho, consciente, assumido e responsável, e que irá contribuir para a descarbonização da nossa região”, realçou.

O autarca realçou ainda a importância da rede CENCYL, por congregar diferentes regiões e vontades e facilitar “candidaturas a financiamentos europeus, que, de outra forma, não seriam possíveis”.

A rede é composta pelas cidades portuguesas de Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda e Viseu e pelas cidades espanholas de Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.

O encontro de hoje decorre até às 16:30, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Coimbra, com várias intervenções que abordam os serviços de ecossistemas e a descarbonização urbana.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE