Coimbra

Coimbra é Capital Europeia da Economia Social no último trimestre de 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-03-2021

Coimbra foi uma das cinco cidades portuguesas selecionadas para receber o título de Capital Europeia da Economia Social em 2021. A seleção realizada pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) decidiu que Coimbra vai receber, no último trimestre do ano, o Encontro Ibérico de Economia Social, centrado nos temas do desenvolvimento local, regional, transfronteiriço e da internacionalização. O assunto está agendado para a reunião de amanhã do executivo municipal.

PUBLICIDADE

Coimbra vai acolher a Capital Europeia da Economia Social no último trimestre de 2021. Segundo a informação técnica dos serviços municipais, que vai ser analisada na reunião do executivo, este é o reconhecimento de que o município é um dos que “maior número de entidades de Economia Social” tem; para além de disponibilizar “formação académica de excelência na área”, de desenvolver “vários projetos e iniciativas de empreendedorismo e inovação social” e de possuir “uma Rede Social com cerca de 300 entidades com um trabalho relevante no apoio, não só às famílias em situação de vulnerabilidade social, mas também às organizações da Economia Social”.

A escolha das cidades portuguesas que vão acolher este título em 2021 coube à CASES, que entendeu adotar um conceito de rede atendendo à qualidade e complementaridade das candidaturas apresentadas. Assim, os municípios de Coimbra, Braga, Cascais, Sintra e Torres Vedras integram a “Rede de Cidades Portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021”.

PUBLICIDADE

Está prevista a realização de um conjunto de iniciativas, entre as quais o Encontro Ibérico de Economia Social, centrado nos temas do desenvolvimento local, regional, transfronteiriço e da internacionalização, a realizar em Coimbra no quarto trimestre do ano.

A cada autarquia, será solicitada a indicação de outras iniciativas, sob sua responsabilidade, garantindo um programa mais diversificado e descentralizado. O programa será apresentado no próximo dia 29 de março, no âmbito da Conferência: “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Socias”, que vai decorrer na cidade de Sintra.

PUBLICIDADE

publicidade

A indicação de uma cidade “Capital Europeia da Economia Social” resulta da presidência de Portugal, durante o ano de 2021, no Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, ou seja, dos Estados Membros da União Europeia comprometidos com a Economia Social. Esta presidência coincide, no primeiro semestre, com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE