Coimbra

Coimbra: Concerto com encenação evoca casamento de Isabel de Aragão com D. Dinis

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-06-2021

A Confraria da Rainha Santa Isabel, a Ecos do Passado-Associação e o Coro Sinfónico Inês de Castro organizam um concerto que propõe uma viagem ao passado, desde a atual devoção à Rainha Santa Isabel até ao seu casamento, em que D. Isabel, Infanta de Aragão, se tornou Rainha de Portugal.

PUBLICIDADE

“De Infanta de Aragão a Rainha Santa: concerto evocativo” realiza-se no sábado, às 18h00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, é um evento musical de homenagem à Rainha Santa Isabel, por ocasião do aniversário das cerimónias religiosas e populares do seu casamento com D. Dinis, em terras de Portugal, a 26 de junho de 1282.

Sob a Direção do Maestro Artur Pinho Maria, o Coro Sinfónico Inês de Castro, com a participação de músicos convidados, interpreta obras evocativas de momentos da vida de D. Isabel de Aragão.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O primeiro momento do concerto enaltece a “Devoção e Aclamação a Padroeira da Cidade” de Coimbra, seguindo-se mais dois momentos, que marcam a vida de D. Isabel de Aragão “Viuvez e Clarissas” e, ainda, o “Milagre das Rosas”. O quarto momento, “D. Dinis, L´Homme Armé e Rei Trovador”, reporta-se ao Rei D. Dinis e ao seu pendor trovadoresco. O concerto culmina com o momento “Bodas Reais” evocativo da união entre D. Isabel e D. Dinis, cujas cerimónias religiosas e populares se deram em Trancoso a 26 de junho de 1282.

PUBLICIDADE

Este concerto evocativo será marcado por narrativas cénicas, interpretadas pela Associação Portucale Fidelis, e por intervenções musicais dos músicos convidados: o quinteto de metais Bore & Bell Brass Quintet, o grupo de Fado de Coimbra Verde Pinho e o grupo de música das tradições europeias Realejo.

O espectáculo tem direção Artur Pinho Maria e conta com os convidados Bore & Bell Brass Quintet, Verde Pinho – Grupo de Fado de Coimbra e Realejo – Música da Tradições Europeias.

A encenação histórica está a cargo da Portucale Fidelis, Associação para a Recriação Histórica da Idade Média com propósitos culturais, de estudo, didáticos e de reconstituição histórica. Maria Helena da Cruz Coelho, historiadora medievalista e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra fará a narração histórica e a narração será de Luísa Brito, do Coro Sinfónico Inês de Castro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE