Vamos

Coimbra comemora Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com várias ações

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-04-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra no próximo sábado, dia 23 de abril, com a realização de diversas ações. Antecipando a efeméride, a Biblioteca Municipal de Coimbra vai disponibilizar um novo serviço de audição de discos de vinil e apresentar atividades nas Bibliotecas Anexas. Já amanhã, será apresentado um livro infantojuvenil e no sábado o destaque vai para a Feira do Livro Dado e para a reabertura da biblioteca de jardim Ler ao Cubo, no Parque Verde do Mondego, a que se juntam as horas do conto para a infância.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, efeméride que foi proclamada pela UNESCO, em 1996, com ações programadas para diversos públicos, que pretendem reconhecer e proteger o contributo dos autores na evolução cultural e social, designadamente, na literatura e na música.

É na área da música que incide a iniciativa que dá o arranque. Trata-se do “Regresso ao Vinil”, um novo serviço de audição de discos de vinil disponibilizado no Serviço de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra, com o intuito de divulgar o acervo documental municipal, que inclui um diversificado fundo fonográfico de cerca de 20 mil discos de vinil. Esta nova oferta cultural terá caráter regular, às quartas-feiras, na segunda e quarta semana de cada mês, das 14h00 às 17h00. Os interessados devem proceder a uma marcação prévia, através do e-mail biblioteca.servicodeaudiovisuais@cm-coimbra.pt, ou via telefone n.º 239702630.

PUBLICIDADE

O fundo discográfico municipal em vinil foi sendo enriquecido ao longo dos últimos 22 anos, através de várias aquisições e doações, e comporta atualmente edições dos mais variados géneros musicais, algumas das quais edições limitadas, discos raros e álbuns de referência, que marcam a história da música da segunda metade do século XX, quer no panorama nacional, quer internacional. Este património musical encontrar-se-á acessível a todos os leitores da Biblioteca Municipal que estejam interessados em usufruir de uma experiência musical diferente, encontrando no vinil, pela peculiaridade que o carateriza, uma forma prazerosa de ouvir música.

Já a Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês acolhe, amanhã, dia 22 de abril, a partir das 16h00, a presentação do livro “Lendas de Coimbra”, de autoria de Alice Cardoso. Esta iniciativa vai contar com a participação dos alunos do 1º Ciclo da Escola Básica, creche e pré-escolar do Centro de Bem Estar Social e Paroquial de Almalaguês.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda na sexta-feira, as Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Ribeira de Frades, S. João do Campo, Trouxemil, Souselas e Cernache vão manter disponível, para grupos escolares do pré-escolar e 1º Ciclo, com respetiva marcação prévia, a hora do conto “A loja de todas as histórias e outros contos que nos vão ficar na memória!”.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor será marcado, ainda, no sábado, pela realização de mais uma edição da Feira do Livro Dado, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A iniciativa é promovida pelo Município em colaboração com a Casa da Esquina, sendo necessário inscrição, através do e-mail geral@casadaesquina.pt.

Já a Biblioteca Infantil/Ludoteca propõe a crianças dos 3 aos 5 anos, acompanhadas por um adulto, a participação na Hora do Conto, também no sábado, às 11h30, para escutarem “Contos Tradicionais”. A participação requer inscrição através do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt ou telefone n.º 239702630.

No sábado, Dia Mundial do Livro dos Direitos de Autor, o Município vai também reabrir ao público a biblioteca de jardim “Ler ao Cubo”, no Parque Verde do Mondego, um espaço que funciona desde 2005, mantendo-se aberto até ao final do mês de setembro. É um serviço municipal que tem como objetivo potenciar um local aprazível e muito procurado, junto ao rio Mondego, sobretudo aos fins-de-semana e feriados, para fomentar a leitura ao ar livre junto de todos aqueles que frequentam o espaço verde e de lazer. A biblioteca de jardim Ler ao Cubo vai estar aberta nos meses de abril, maio, junho, julho e setembro, entre as 14h00 e as 19h00. Em agosto, entre as 15h00 e as 20h00.

Recorde-se que continuam patentes ao público, até 26 de abril, as exposições alusivas ao escritor José Saramago: “José Saramago (Re)Visto por Ocasião do Centenário – 1922-2022”, na sala de empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra e “(Re)Viver Saramago: exposição de trabalhos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra”, na galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura. No Espaço Ferrer Correia está patente, até 27 de maio, uma exposição bibliográfica de Manuel António Pina.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE