Vamos

Coimbra com “Dias da Liberdade” para comemorar 49º aniversário do 25 de Abril

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-04-2023

Para assinalar o 49º aniversário da Revolução de Abril, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove um conjunto de atividades, dirigidas a diferentes públicos, em vários espaços municipais, com o mote “Dias da Liberdade”. Concertos, visitas guiadas, uma mostra de livros infantojuvenis sobre Liberdade, sessões de contos, a sessão solene com intervenções políticas, a entrega Prémio de Fotografia Varela Pècurto ou ainda um concerto inédito do Coletivo Tanto-Mar marcam o programa do Município, que conta com atividades entre os dias 21 e 28 de abril. De forma inédita, a autarquia lançou ainda o desafio às associações do concelho para darem a conhecer a sua programação para esta efeméride, tendo a CM de Coimbra feito a respetiva compilação do programa designado “Dias da Liberdade | Também Acontece”. 

PUBLICIDADE

Com o programa “Dias da Liberdade”, a CM de Coimbra pretende assinalar os 49 anos da Revolução de Abril com iniciativas para vários públicos e em diversos espaços municipais, com forte ligação à temática da Revolução dos Cravos. O destaque, para além da sessão solene com direito a intervenções políticas na manhã de dia 25, vai para um segmento da programação designado “É Bonita a Festa”, em alusão à música Tanto-Mar de Chico Buarque, com uma marcha pelas ruas da Baixa pela mão da Filarmónica de Ceira, às 17h00, e com um novo concerto do Coletivo Tanto-Mar, no Salão Brazil, às 17h30. Outros concertos, visitas guiadas ou uma mostra fazem ainda parte do programa “Dias da Liberdade”. 

O programa tem início já na próxima sexta-feira, dia 21, com uma mostra de livros infantojuvenis sobre o tema Liberdade, no corredor de acesso à Biblioteca Infantil da Biblioteca Municipal de Coimbra, na Casa Municipal da Cultura. A mostra, com entrada livre, que estará aberta de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h30 e, aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, pode ser vista até dia 29 de abril.

PUBLICIDADE

Dia 23 abril, domingo, às 15h30, vai ter lugar uma visita guiada à exposição “Primaveras Estudantis: Da crise de 1962 ao 25 de Abril”, que está patente no Convento São Francisco (CSF). A visita é gratuita, mas limitada a 25 participantes, mediante reserva de bilhete na bilheteira do CSF, disponível diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone nº 239 857 191 ou por e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Domingo, às 21h30, é também dia de o Grande Auditório do CSF receber em palco Seu Jorge e Daniel Jobim para homenagear Tom Jobim. Ainda há bilhetes para este concerto internacional que podem ser adquiridos em https://bit.ly/3F6mM3v e nos locais habituais. O espetáculo “Seu Jorge & Daniel Jobim cantam Tom Jobim”, que integra o ciclo programático municipal “Saudades do Brasil em Coimbra”, conta ainda com uma exibição no dia seguinte, à mesma hora. 

Na véspera do Dia da Liberdade, dia 24 abril, o programa comemorativo começa às 10h00, com a visita do Executivo Municipal ao monumento do 25 de Abril, na rua Antero de Quental, e colocação de uma coroa de cravos. Às 15h00, sob o tema “Cantar a Liberdade”, vai decorrer uma visita guiada à exposição discográfica que homenageia poetas e cantores que contribuíram para que a liberdade fosse conquistada em Portugal. A mostra está patente na Biblioteca Municipal de Coimbra e a participação é gratuita. Às 18h00, também na Biblioteca Municipal, vai ter lugar a ação “Contos de Liberdade” destinada a crianças com mais de seis anos. 

PUBLICIDADE

No dia 25 de Abril, o programa começa às 10h45, com o hastear da Bandeira Nacional, com a participação conjunta das filarmónicas Adriano Soares e União Taveirense, nos Paços do Concelho. Às 11h00, tem início da Sessão Solene Comemorativa do 49º aniversário do 25 de Abril, no Salão Nobre, com as habituais intervenções políticas, para além da primeira entrega do Prémio de Fotografia Varela Pècurto. Recorde-se que, na reunião do Executivo de dia 27 de março, a CM de Coimbra homologou o resultado e as atas da primeira edição do Prémio de Fotografia Varela Pècurto. Da apreciação do júri, onde se incluiu o fotógrafo e homenageado Varela Pècurto, para além dos três prémios definidos no Regulamento, e face à “elevada qualidade das imagens”, vão ser atribuídas duas menções honrosas ex aequo.

Da parte da tarde, às 15h00, vai decorrer a visita guiada “A Coimbra de Zeca Afonso,” que vai percorrer espaços ligados à vida deste cantor em Coimbra. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é a Praça D. Dinis, sendo necessária inscrição prévia através do telefone 239702630, por email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro). Recorde-se que serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

No parque verde, na Biblioteca jardim “Ler ao Cubo”, vai ter lugar, a partir das 16h00, a ação “Histórias de Liberdade”, destinada ao público em geral. Também com início às 16h00, mas no CSF, vai ter início uma visita encenada à exposição “Primaveras Estudantis: Da crise de 1962 ao 25 de Abril”, com um custo de dois euros, com reserva junto dos contactos do CSF. 

Às 17h00 arranca o segmento da programação designado “É Bonita a Festa”, título inspirado em Chico Buarque, com uma marcha pelas ruas da Baixa de Coimbra, com a atuação da Filarmónica de Ceira. Já às 17h30, no Salão Brazil, com entrada gratuita e por ordem de chegada, decorre um novo concerto do Coletivo Tanto-Mar com reportório de música de intervenção. 

Por sua vez, no CSF, às 19h30, vai decorrer o habitual Café-Curto com o mote Caminho dos Cravos, um caminho de leituras de textos extraídos da “Correspondência 1959 – 1978”, de Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena. Os textos vão ser lidos por Helena Faria e Miguel Gouveia.

Já sexta-feira, dia 28 de abril, às 10h30 e às 14h30, decorrem visitas guiadas com o tema “Imagens de revolta: 25 de abril, 1974”, na Torre de Anto. A participação é gratuita, com marcação prévia através do telefone 239 840 754 ou do email museu.municipal@cm-coimbra.pt. A partir da década de 50 e até ao 25 de Abril de 1974 a Canção de Coimbra foi uma excelente “arma” de intervenção a favor dos ideais de Liberdade. Nomes como Adriano Correia de Oliveira ou José Afonso adotaram as baladas como forma de expressão política. O Fado de Coimbra foi preponderante na luta dos estudantes contra a Ditadura do Estado Novo.

De forma inédita, a autarquia lançou ainda o desafio às associações do concelho para darem a conhecer a sua programação para esta efeméride, tendo a CM de Coimbra feito a respetiva compilação do programa designado “Dias da Liberdade | Também Acontece”. 

Dia 22 de abril, vai decorrer, às 11h00, a oficina de ilustração dinamizada por Ana Biscaia, no âmbito da ação Sábados para a Infância, “Já lá vem o barco doido”, no Centro de Artes Visuais, dirigida a crianças dos seis aos 12 anos. O valor de participação é de 10 euros.  A organização é d’ A Escola da Noite, Centro de Artes Visuais e Cena Lusófona que, às 13h00, propõe um almoço com música de Luís Travassos, no restaurante “O Pátio”, podendo fazer-se o “pack” com as oficinas do dia – almoço + 1 oficina: 20 euros ou almoço + 2 oficinas: 25 euros (familiares acompanhantes 10 euros). A segunda oficina deste dia começa às 15h00, com o tema “Zeca Afonso – sabes quem é?”, dinamizada por Vânia Couto e Catrapum Catrapeia, na Sala Brincante da Cena Lusófona e que se destina também a crianças dos seis a 12 anos. O preço é de 10 euros, podendo fazer-se o “pack” com o almoço. 

No dia 25 de Abril, vai estar patente entre as 10h00 e as 13h00, na sede da Associação Cultural de Vilarinho, a exposição “Presos Políticos do Estado Novo da Freguesia de Brasfemes”, integrada no projeto de cidadania “É preciso que saibas”, entidade que organiza esta mostra, que se vai repetir a 29 e a 30 de abril, das 15h00 às 18h00, com o apoio da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, do Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes, da Associação Cultural de Vilarinho e da Câmara Municipal de Coimbra. 

Ainda dia 25, às 15h30, na margem esquerda do Parque Verde do Mondego, vai decorrer, gratuitamente, a ação “Capoeira – Arte que Liberta”, organizada pela Desperta Capacidade – Associação Desportiva, Recreativa, Cultural e Social. É uma aula aberta, seguida de demonstrações culturais, designadamente Roda de Capoeira, Puxada de Rede, Maculelê e Samba de Roda. A aula é aberta a toda a população e a todas as faixas etárias. 

Já no dia 29 de abril, no programa “Dias da Liberdade, Também Acontece”, vai ter lugar a peça d’ O Teatrão, “Revolution”, às 21h30, na Oficina Municipal do Teatro. A peça volta a subir à cena dia 30 de abril, às 19h00.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE