Vamos

Coimbra BD no Convento São Francisco com mais de 40 atividades com entrada livre 

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 02-11-2023

A Coimbra BD 2023, organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, vai decorrer de 10 a 12 de novembro, no Convento São Francisco (CSF). 

PUBLICIDADE

A edição da Coimbra BD 2023 está de volta, com várias novidades. O evento, a decorrer no Convento São Francisco, de 10 a 12 de novembro, vai ter a produção e a programação da GuessTheChoice, da Nerdy Core, da Dr. Kartoon e da Comic Heart, com a colaboração do Salão/40, entidades com um vasto conhecimento na área da nona arte.

A conferência de Imprensa de apresentação do evento decorreu esta manhã, no CSF, e contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador com o pelouro da Biblioteca, Francisco Queirós, da diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos Pêgo, e de Pedro Cardoso, em representação da Guess TheChoice.

PUBLICIDADE

Esta será uma “nova fase para a Coimbra BD”, referiu o presidente da CM de Coimbra, acrescentando que a mudança de local (da Casa Municipal da Cultura para o CSF) pretende acompanhar a trajetória de crescimento do evento, já há muito pedida pela comunidade. 

O evento, com entrada livre, decorre das 10h00 às 21h00, na sexta-feira e no sábado, e das 10h00 às 18h00, no domingo e conta com cerca de 40 atividades o longo dos três dias e em vários espaços do CSF, sendo que o programa está em constante atualização. Toda a programação e detalhes da Coimbra BD podem ser acompanhadas nas redes sociais do evento: Página de Facebook (facebook.com/CoimbraBD) e Página de Instagram (instagram.com/coimbrabd/). 

PUBLICIDADE

publicidade

Para além de sessões cinematográficas, debates temáticos, apresentações de livros, exposições, sessões de autógrafos, presença da comunidade de cosplay, workshops e atividades relacionadas com Card e Board Games, este ano, a Coimbra BD irá ter, pela primeira vez, uma área de Artist’s Alley, a funcionar junto ao foyer do Grande Auditório do CSF, e onde os mais diversos artistas poderão dar a conhecer os seus trabalhos. Destaca-se ainda uma zona kids com conteúdos dedicados aos mais novos como a “Hora do Conto” ou curtas de animação, merchandising dedicado à cultura Pop e um espaço Gaming, com uma área free to play com os mais recentes lançamentos da indústria e retrogaming.

O evento destaca o que melhor se cria ao nível da nona arte em Portugal para os mais diversos públicos, com um número crescente de entusiastas. A edição deste ano tem como convidados Joana Afonso – doutorada em Desenho pela FBAUL, trabalha nas áreas de ensino, ilustração e banda-desenhada -, Joana Rosa –  autora da saga de fantasia e ação TMG – The Mighty Gang e do álbum Dreamland Protectors -, Rita Alfaiate –  o seu percurso passa pela publicação dos álbuns No Caderno da Tangerina (2017), Tangerina (2019) e Banda Desenhada – Ensaio sobre a Incoerência Estilística (2019) –, Jorge Coelho – trabalha há vários anos para o mercado americano, tendo publicado em editoras como a Marvel, Image, Boom e Cloverpress, que publicou o seu último trabalho, uma adaptação do romance The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald –, Luís Louro – já com cerca de 40 álbuns publicados, conta com colaborações de vários argumentistas como Tozé Simões, Rui Zink, J. M. Lameiras/J. Ramalho Santos, Nuno Markl e André Oliveira -, Miguel Mendonça – em 2015 começou a colaborar com a DC Comics e, desde então, tem desenhado algumas das personagens mais emblemáticas da editora, em séries como Wonder Woman, Teen Titans, JLA, Nightwing, Detective Comics, Aquaman, Justice League: Last Ride, Action Comics e Batman -, Dário Duarte (Derradé) – é um ancião da BD, com vários livros: “Há quem queira que a Luz se Apague”, com Mário Freitas e Beatriz Duarte (KingPin Books) e “Bubas – Addicted to Love” com Beatriz Duarte. (Polvo) -, Catarina João – artista plástica que cria estátuas e dioramas inspirados nos grandes ícones da cultura pop -, Inês Anacleto – consultora e colecionadora de Tolkien, Geek4Home – criadores de quadros 3D de ícones da cultura pop feitos em papel -, Leonardo Fonsalido (Knights Collecting) – com uma exposição de figuras de ação retro de inúmeros temas desde a animação à banda desenhad Tiago Peralta – Streamer, ator, dobrador – e Yoarte (Edson) – artista, estátuas em papel e origami.

Paralelamente, importa destaca a presença de várias editoras de renome da área da BD a nível nacional, como por exemplo: Dr. Kartoon, A Seita, Umbra, Arte de Autor, Ala dos Livros, Devir, Penguin Random House, Grupo Presença, GFloy, Levoir, Gradiva, Convergência, entre outras.

Do vasto programa, destaque aidna para o workshop “Formas Sequenciais”, de Joana Afonso. Este workshop, que será dividido em duas fases, vai partir de uma folha em branco, na qual os participantes irão experimentar abordagens descomprometidas de criação de personagens. Numa segunda parte, com os protagonistas criados, será realizada uma pequena história de banda desenhada, explorando assim a linguagem narrativa que as imagens podem conter. De salientar, ainda, as sessões de desenho ao vivo, por Luís Figueiredo, e um momento a não perder, os “Desenhos Concertados”, “histórias” que Leonardo Pinto (Comix Studios) e Leonel Mendrix (Rapaz Improvisado) querem proporcionar num sentido imaginado pelos dois em tempo real. 

Importa ainda sublinhar a área do Cosplay, uma das mais esperadas neste tipo de evento. Nesta temática, vai decorrer uma exposição de fatos Cosplay e já o habitual o desfile de Cosplay. Adicionalmente, destaque para o universo de Card e Board Games, com atividades que prometem animar todos os jogadores, com especial destaque para a presença dos Duros do Mondego, com demonstrações de Wargamming,  Dungeons and Dragons e Pintura de Miniaturas. 

Por sua vez, a Nerdy Core vai trazer a Nerdy Core Xperience (ao vivo), com vários artistas a criar e a demonstrar a sua arte, bem como a apresentação de vários painéis com artistas e fãs de banda desenhada, para debater as criações do tema deste evento e da cultura pop em geral.

Da programação orientada para os mais novos, no caso maiores de seis anos – 1º e 2º ciclos e com duração cerca de 43 minutos -, referir a exibição das “curtas” O Grande Prémio, Os Sapatos do Louis, Entre Duas Irmãs, Todo-o-Terreno, A Mesa, Luce e a Rocha. E, para maiores de três anos, vão “rodar” Lucy, Penas Coloridas, Girassol, Sobre Coati e A Sopa de Franzy. 

O cartaz da edição deste ano foi criado pela artista Joana Afonso que também tem presença confirmada no evento. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE