Coimbra

Coimbra avança com projeto de mobilidade em três localidades do concelho

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 20-11-2023

A Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão a realizar um inquérito em Assafarge, Antanhol e Cernache para criar um sistema de mobilidade partilhado e integrado, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Os objetivos essenciais do projeto passam pela redução do uso de carros particulares, a partir do aumento da utilização de transporte público e meios não motorizados, referiu a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Pretende-se, também, promover a gestão da mobilidade e aumentar a integração modal, incluindo a relacionada com a bilhética e tarifário, diminuir as distâncias até à rede de transporte público em territórios de baixa densidade com habitação e população dispersa, algumas a mais de 600 metros das paragens de transporte público”, explicou.

PUBLICIDADE

O inquérito ‘online’ sobre mobilidade (disponível em https://forms.office.com/e/TWSE1tqKhg ) está a ser levado a cabo na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol e na Freguesia de Cernache.

O projeto surgiu no âmbito da candidatura do município ao Seamless Shared Mobility, programa financiado pelo Horizon Europe, da União Europeia, em que Coimbra é um dos nove municípios que participam no ‘piloto’ que pretende criar um sistema de mobilidade partilhado e integrado, aclarou a autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

O inquérito “pretende caracterizar o serviço atual, bem como avançar para o modelo a realizar, sempre como foco no objetivo de transformar as redes de mobilidade atuais em novos e inovadores sistemas de mobilidade partilhados e integrados”, referiu a Câmara de Coimbra.

Segundo o município, o projeto europeu “pretende oferecer serviços acessíveis e soluções confiáveis, considerando as necessidades de todas as partes interessadas, como utilizadores finais, empresas privadas e autoridades públicas urbanas”.

No final, o projeto vai apresentar “um conjunto de soluções, incluindo previsão, agendamento, bilhética, transportes públicos integrados e meios não motorizados em tempo real”.

“Este ecossistema pretende reduzir os tempos totais de viagem porta-a-porta usando os novos sistemas de mobilidade integrados. Isso pode mudar o comportamento de 34% dos utilizadores habituais de carros particulares e 17% dos viajantes céticos quanto ao uso de meios não motorizados”, salientou o município, realçando que o projeto conta com acesso a “ferramentas e conhecimentos inovadores”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE