Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Coimbra apoia aeroporto em Santarém

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 25-05-2023

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra deliberaram hoje, por unanimidade, apoiar a localização do projeto do novo aeroporto em Santarém.

PUBLICIDADE

Santarém foi uma das localizações escolhidas no âmbito da avaliação ambiental estratégica do futuro aeroporto, segundo a resolução do Conselho de Ministros.

Os autarcas da Região de Coimbra destacam que se trata de uma localização estratégica que servirá o país e a Região Centro, promovendo o desenvolvimento e potenciando o aumento do turismo, a oferta de emprego, expansão de negócios, entre outros. Além disso, referem, se for em Santarém o investimento será na sua maioria privado, não necessitando de investimento público.

PUBLICIDADE

publicidade

“Trata-se de uma localização diferenciada, mais próxima da Região de Coimbra e que apresenta soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país. Além disso, terá uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica da Região”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Recorde-se que a necessidade de construção de um novo aeroporto em Portugal, devido à impossibilidade de expansão do aeroporto Humberto Delgado, tem, ao longo do tempo, motivado as mais diversas discussões acerca deste tema. 

PUBLICIDADE

Comunidades de Coimbra e de Leiria criam equipa para sustentar aeroporto na região Centro

Em 2022,  as comunidades intermunicipais de Coimbra e de Leiria anunciaram a criação de um grupo de trabalho para sustentar um aeroporto na região Centro, a única região-plano do país sem uma infraestrutura aeroportuária, mas não definiram uma localização.

Manuel Machado defende construção de aeroporto na região Centro no plano estratégico nacional

Em 2020 foi anunciado que “a construção de um aeroporto da região Centro é a principal proposta que o município de Coimbra vai apresentar, juntamente com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, desenvolvido pelo consultor António Costa Silva”.

“O sítio está escolhido e é suficientemente próximo de Coimbra, de Fátima, de Soure, Condeixa, de Conímbriga, da Figueira da Foz e Castanheira de Pera, para colocar o litoral e o interior a um tempo de distância de uma hora, que é isso que leva as pessoas a sentirem atratividade pelos aeroportos”, salientou Manuel Machado.

O agora ex-autarca disse que “o município de Coimbra, secundado pela CIM da Região de Coimbra, apresenta ao Governo “uma solução economicamente racional, equilibrada, para servir as pessoas e afirmar que temos o direito de ter infraestrutura de mobilidade aeroportuária à distância de uma hora”.

Manuel Machado promete Aeroporto Internacional em Coimbra

Em 2017, o então presidente Manuel Machado prometeu a transformação do aeródromo de Coimbra – o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache – num aeroporto civil comercial. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com