Coimbra

Coimbra afirma-se em Lisboa como “o lugar certo para estar” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-10-2022

“#Coimbra, the right place to be” é o novo vídeo promocional que a Câmara Municipal apresentou, esta terça-feira, no Portugal Smart Cities Summit, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa até quinta-feira.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva não marcou presença na abertura oficial do evento, mas através de um “postal ilustrado” de Coimbra deixou a sua mensagem, reforçando a história, o património e a cultura da cidade dos estudantes.

O autarca lembrou que está a ser desenvolvido e acolhido “o primeiro BRT do país, o Bus Rapid Transport, que vai mudar completamente a mobilidade na cidade, bem como a nova Estação Velha que vai ser uma estação a nível internacional”, frisando que Coimbra é “the right place to be, to live, to be happy, to study, to raise our children, and to construct a new future”.

PUBLICIDADE

Coimbra mostra-se na edição de 2022 daquele que é considerado o maior evento nacional sobre cidades inteligentes “mais robusta e mais consitente”, realçou, ao NDC, o vereador Miguel Fonseca.

Durante a manhã, foram apresentados os últimos desenvolvimentos de dois projetos que pretendem tornar Coimbra mais sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento.

PUBLICIDADE

publicidade

Coube ao vereador do ambiente falar da recente aprovação da candidatura de Coimbra ao projeto europeu Creating Actionable Futures (CrAFt), que visa  a “construção de uma consciência ambiental, uma visão para a descarbonização e mitigação das mudanças climáticas, envolvendo a população”.

Carlos Lopes reforçou ainda “a vertente cultural deste projeto que tem como o epicentro o Convento de São Francisco”, adiantando que a primeira reunião das 60 cidades europeias do CrAFt acontece nos dias 8 e 9 de novembro em Praga.

Já o projeto @ Baixa Coimbra, um consórcio que envolve a Autarquia, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), e a Coimbra Mais Futuro, candidato à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais” (do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR), visa “gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público”, através da “utilização de ferramentas digitais”, sustenta Miguel Fonseca, frisando que se trata de “um investimento de cerca de 2 milhões de euros, envolvendo 836 estabelecimentos, com um potencial de crescimento, uma vez que há 129 espaços vagos”, concluiu o detentor da pasta da economia.

Em destaque esteve ainda o Coimbra iParque, com o presidente do Conselho de Administração, Ricardo Lopes, a realçar  as ” infraestruturas modernas e a possibilidade de expansão do parque tecnológico, com o desafio de o tornar cada vez mais sustentável”. O responsável apontou como exemplos a criação de comunidade de energia renovável ou de autoconsumo, a instalação de carregadores de veículos elétricos, e nos novos lotes, a criação de bacias de retenção de águas pluviais.

A tarde foi das agregadoras e das empresas, que debateram, numa smart talk, o ecossistema empresarial e empreendedor de Coimbra e os seus desafios para o futuro.

Ao NDC, Manuel Barata Tovar, um dos fundadores da The Loop Co., sublinhou que “é cada vez mais fácil empreender em Coimbra, porque há exemplos positivos a seguir, há um ecossistema que  apoia e ajuda a crescer”.

Já Rui Nuno Castro, da AlphaCoimbra, refere que “o novo paradigma de trabalho”, abordado no primeiro painel,  pode ajudar a ultrapassar os desafios da atual e difícil conjuntura económica.

O primeiro dia no stand do Município de Coimbra começou com a apresentação dos vencedores do concurso “The Future City Challenge”, promovido pela Critical Software e pela Autarquia, para premiar ideias empreendedoras que melhorem a vida das comunidades.

O projeto Contador de Água Ultrassónico foi o vencedor da edição de 2022, criado pelos ex-alunos de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC): André Rodrigues, Carlos Estevão e Gheorghini Casian.

João Cardoso e João Ferreira, alunos de Mestrado de Engenharia Eletrotécnica do ISEC apresentaram o Luxifer, sistema inteligente de controlo de iluminação pública, que venceu em 2021.

A autarquia junta, durante os três dias, no seu expositor (Pavilhão 4| 4CO2), instituições de referência da cidade e agregadoras, empresas e startups que trabalham na área das cidades inteligentes.

O Portugal Smart Cities Summit, organizado pela Fundação AIP, assume-se como “o marketplace físico de criação de oportunidades de negócios entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum de debater o futuro das smart cities e melhorar a vida dos cidadãos”, lê-se no website do evento.

Programa:

12 de outubro

10h30 | Apresentação de projetos do The Future City Challenge e Clube de Robótica

Rodrigo Ruas e André Jesus | [Projeto de Controlo de Energia]

João Sá e Clube de Robótica da Escola Secundária Avelar Brotero

11h30 – 12h30 | Smart Talk | A formação de talentos nas áreas de Sustentabilidade e Smart Cities

Cristina Albuquerque [Vice-reitora Assuntos Académicos | Universidade de Coimbra]

Silvino Capitão [Coordenador do mestrado ‘Cidades Sustentáveis e Inteligentes’ do ISEC | IPC]

Moderação: Miguel Fonseca [Vereador de Economia |CM Coimbra]

15h00 – 16h00 | Smart Talk |Os desafios atuais do setor da Água

Alfeu Sá Marques [Presidente do CA |Águas de Coimbra]

Armando Silva Afonso [Eficiência hídrica e hidráulica urbana | Universidade de Aveiro]

Moderação: João Rebelo [Engenharia Civil, especialização em Ordenamento do Território]

16h30 – 17h30 | Smart Talk |A cidade como laboratório vivo

Gonçalo Silva [FIKALAB | Critical Software]

João Sá [Clube de Robótica | Escola Secundária Avelar Brotero]

Jorge Pimenta [Diretor de Inovação | IPN]

Moderação: Nuno Pimenta [#CoimbraCityLab |CM Coimbra]

13 de outubro

10h30 | Apresentação de projetos do The Future City Challenge em desenvolvimento no #CoimbraCityLab

Mafalda Amaro e José Pedro Amaro [Sustainable Irrigation]

Moisés Dias e Óscar Torres [Urso Verde]

11h30 – 13h00 | Smart Talk | O futuro da mobilidade em Coimbra

Ana Bastos [Vereadora da Mobilidade da CM Coimbra/ Presidente do CA dos SMTUC]

Eduardo Barata [Administrador Executivo | Metro Mondego]

João Carlos Fernandes [Gestor de Empreendimentos | Infraestruturas de Portugal]

Mark Mollet [Diretor de Operações | BOLT]

Ricardo Nunes [Presidente | ACEMEL – Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado]

Moderação: Miguel Santos Costa [CM Coimbra]

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE