Coimbra tem 37 sem-abrigo que sofrem com este frio!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-02-2018

A Câmara de Coimbra acionou hoje o nível amarelo do Programa Municipal de Contingência para Vagas de Frio, pelo menos até quarta-feira, iniciativa que se dirige “sobretudo às populações mais vulneráveis do concelho, nomeadamente aos sem-abrigo”.

PUBLICIDADE

Rua Adelino Veiga

Rua Adelino Veiga

A medida foi anunciada pelo presidente do município, Manuel Machado, durante a reunião de hoje do executivo camarário.

A decisão surge na sequência do aviso à população, lançado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), devido à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontando para a diminuição da temperatura mínima, com valores a situarem-se entre os zero e os quatro graus centígrados em regiões do litoral centro como a zona de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Programa é aplicável entre 01 de outubro de 2017 e 31 de março de 2018 e “tem como objetivo dar uma resposta eficaz e atempada às necessidades que possam surgir pela ocorrência das chamadas vagas de frio – com graves riscos para a saúde humana e o potencial aumento de mortes associadas a temperaturas extremas – garantindo, assim, a proteção e a segurança dos cidadãos em situação de vulnerabilidade”, disse à agência Lusa Manuel Machado.

O nível de ativação do programa é estabelecido de acordo com as previsões do estado do tempo e os avisos da Proteção Civil, recordou o presidente da Câmara de Coimbra, referindo que a ativação do programa para o nível hoje decidido (amarelo) envolve um total de mais de três dezenas de entidades.

PUBLICIDADE

publicidade

O Programa de Contingência de Frio destina-se essencialmente aos setores da população “mais vulneráveis”, designadamente os sem-abrigo, acrescentou o autarca, adiantando que em Coimbra “estão sinalizados 37 pessoas sem-abrigo”.

Portugal continental terá, durante esta semana, temperaturas mais baixas, podendo chegar aos sete graus negativos, indicou o IPMA, que coloca vários distritos sob aviso amarelo a partir da noite de segunda para terça-feira.

O IPMA chama a atenção para temperaturas especialmente baixas entre terça e quinta-feira, com as mínimas a poderem chegar a sete graus negativos em locais do interior norte e centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE