Cláudia Pascoal vence Festival da Canção

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-03-2018

A canção “O Jardim” de Cláudia Pascoal vai representar Portugal no Festival da Eurovisão. “O Jardim”,  canção composta por Isaura, recorda a avó da autora.

PUBLICIDADE

As 14 canções da final do Festival da Canção desfilaram esta noite pelo Pavilhão Multiusos de Guimarães.

PUBLICIDADE

A música vencedora foi escolhida através da pontuação atribuída pelos júris regionais e pelo público, através do televoto. Tanto a pontuação do júri como a do televoto valem 50 por cento do total.

O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal no Festival da Eurovisão que se realiza em Lisboa nos dias 8, 10 e 12 de maio.

PUBLICIDADE

publicidade

Enquanto vencedor da última edição, Portugal organiza o espetáculo deste ano e tem acesso direto à final de dia 12 de maio.

festival da canção

Na final competiram 14 temas, escolhidos em duas semifinais, que decorreram a 18 e 25 de fevereiro em Lisboa e ficaram marcadas por duas polémicas.

A edição deste ano do concurso da RTP fica marcada por duas polémicas: um erro na contagem dos votos na primeira semifinal, que acabou por retirar da corrida a canção “Eu te Amo”, composta por Mallu Magalhães, entrando o tema de Jorge Palma; e a suspeita de plágio da música “Canção do fim”, composta e interpretada por Diogo Piçarra, uma das escolhidas na segunda semifinal, que acabou por levar o músico a desistir da competição, dando lugar ao tema de Aline Frazão.

Da primeira semifinal saíram: “Só por Ela” (composta por Diogo Clemente e interpretada por Peu Madureira), “(sem título)” (Janeiro), “Para sorrir eu não preciso de nada” (Júlio Resende/Catarina Miranda), “Pra te dar abrigo” (Fernando Tordo/Anabela), “Anda estragar-me os planos” (Francisca Cortesão/Joana Barra Vaz), “Zero a zero” (Benjamim/Joana Espadinha) e “Sem medo” (Jorge Palma/Rui David).

Na segunda foram apuradas: “O Jardim” (Isaura/Cláudia Pascoal), “Bandeira Azul” (Tito Paris/Maria Inês Paris), “Patati Patata” (Paulo Flores/Minnie & Rhayra), “O Voo das Cegonhas” (Armando Teixeira/Lili), “Amor Veloz” (Francisco Rebelo/David Pessoa), “Sunset” (Peter Serrado) e “Mensageira” (Aline Frazão/Susana Travassos).

janeiro

O conimbricense Janeiro com  Sem Título conquistou o 4º lugar no Festival da Canção. 

Aos 13 anos, Janeiro começou a tocar guitarra, hobbie que foi desenvolvendo até se transformar num fio condutor para o crescimento de Janeiro como artista. .

Aos 18 anos decidiu deixar a sua cidade natal, Coimbra, para se mudar para Lisboa com o intuito de estudar jazz no Hot Clube De Portugal, musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e dar-se a conhecer ao mundo como músico e compositor.

No último ano da sua licenciatura, com 20 anos de idade, apresentou o EP de estreia “Janeiro”, gravado no seu estúdio caseiro improvisado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE