Coimbra

Cientistas de Coimbra participam na avaliação de risco para abelhas na Europa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-01-2019

Apiários de Lousã e Idanha-a-Nova são visitados na quarta-feira por cientistas de vários países, no âmbito de uma investigação que visa criar um modelo de avaliação de risco para as colónias de abelhas melíferas na Europa.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma iniciativa da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, sigla em inglês), que inclui a realização de trabalhos de campo durante dois anos, em Portugal e na Dinamarca.

PUBLICIDADE

“Já era tempo de termos uma abordagem integrada e holística dos principais fatores de stress das colónias de abelhas”, na União Europeia, disse hoje à agência Lusa José Paulo Sousa, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e um dos responsáveis do projeto.

Os trabalhos irão culminar, em 2021, na criação de uma plataforma digital em várias línguas, depois de o modelo inovador de avaliação ter sido validado pelas equipas de investigação portuguesa e dinamarquesa, em colaboração com especialistas de outros países e da própria EFSA.

PUBLICIDADE

publicidade

Denominado ApisRAM, esse modelo, segundo José Paulo Sousa, “acaba por se tornar quase numa ferramenta de gestão do território” quanto ao comportamento das colónias de abelhas face a diferentes fatores de risco, designadamente uso de pesticidas, práticas agrícolas, mudanças na paisagem natural devido aos incêndios e ao avanço de espécies invasoras e exóticas, como mimosas e eucaliptos, proliferação da vespa asiática e alterações climáticas, entre outros.

Os investigadores envolvidos no projeto são oriundos de Portugal, Dinamarca, França, Irlanda, Itália e Portugal, a que se junta um especialista do Brasil que está a trabalhar, durante um ano, no Departamento de Ciências da Vida da FCTUC.

Em Portugal, uma das principais ameaças para as abelhas e produção de mel “é a falta de recursos” que são a base alimentar destes insetos, sobretudo flores de espécies variadas, afirmou José Paulo Sousa.

Na região Centro, “a mortalidade por falta de recursos é elevada”, uma tendência que tem vindo a agravar-se com a multiplicação dos ataques da vespa asiática.

Os trabalhos de campo começam em março e incluem a “monitorização das colmeias uma vez por mês”, sendo ao mesmo tempo avaliados os recursos existentes, em territórios nos municípios de Lousã e Idanha-a-Nova, nos distritos de Coimbra e Castelo Branco, respetivamente.

Em cada uma das duas “janelas” quadrangulares, com lados de 10 quilómetros, serão colocadas 10 colmeias, num total de 20.

O funcionamento das colónias é monitorizado com auxílio de pequenas câmaras de filmar colocadas nas colmeias, explicou o professor da Universidade de Coimbra.

O projeto conta com a colaboração da Cooperativa Lousãmel, responsável pela gestão da denominação de origem protegida (DOP) Serra da Lousã, e com apicultores da zona de Idanha-a-Nova.

Para minimizar a falta de recursos, importa “manter áreas seminaturais em volta dos campos agrícolas”, com a sementeira de diversas espécies melíferas, defendeu José Paulo Sousa.

Para a Serra da Lousã, onde a produção de mel DOP, à base de urzes diversas, tem registado quebras acentuadas nos últimos anos, recomenda “uma gestão florestal adequada” que assegure a preservação das manchas florais mais características desse bem alimentar.

“Se gerirmos com bom senso, tudo é possível”, recomendou o especialista.

Entre hoje e quinta-feira, 15 investigadores, dos quais oito são de Coimbra, participam num encontro no Departamento de Química da FCTUC, que inclui visitas de campo na quarta-feira.

Colabora também no projeto o Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE