Câmaras

Cidadãos por Coimbra abertos para balanço

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 08-01-2014

[flagallery gid=121 name=Gallery]

PUBLICIDADE

Com a presença de mais de uma centena de pessoas, decorreu no dia 6 de janeiro o Jantar de Ano Novo do Movimento Cívico Cidadãos por Coimbra (CPC).

Foi feito o balanço da atividade do referido movimento, que, nas últimas eleições autárquicas, elegeu um vereador, quatro deputados à Assembleia Municipal e nove membros em seis Assembleias de Freguesia do concelho.

PUBLICIDADE

A primeira intervenção coube ao tesoureiro, João Ferreira, que salientou a importância de os simpatizantes do CPC formalizarem a sua adesão e esclareceu os passos necessários para o efeito.

Seguiu-se, no uso da palavra, José Reis, líder da bancada do movimento no órgão deliberativo do município, que classificou a atuação dos eleitos do CPC como muito positiva, considerando que têm marcado a diferença nos órgãos autárquicos onde estão presentes. Referiu, como aspetos mais relevantes, as posições tomadas relativamente ao IMI, ao escândalo dos Jardins do Mondego e à denúncia das nomeações políticas para as Águas de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Por seu turno, o coordenador do CPC e vereador camarário, José Augusto Ferreira da Silva, salientou os entraves que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, tem colocado ao exercício das suas funções, em especial a sua relutância em cumprir o estatuto da oposição, legalmente definido.

Criticou de seguida as políticas do governo e da “troika”, que, na sua opinião, empobrecem a maioria da população, com reflexos negativos a todos os níveis, incluindo a governação autárquica.

E elencou aquelas que, no seu entender, devem ser as prioridades do movimento para o ano que agora se iniciou, com destaque para a construção de um orçamento participativo. Referiu, ainda, outras “bandeiras” do CPC na campanha eleitoral, como o apoio à reabilitação urbana e o combate à especulação imobiliária, a defesa e requalificação dos espaços verdes, a limpeza da cidade, a criação de uma verdadeira rede de transportes (onde se inclui o Metro Mondego, e promova uma mobilidade sustentável) e uma política cultural que respeite a pluralidade das expressões artísticas.

Salientou, ainda, a importância da comunicação, essencial para que os cidadãos possam acompanhar a atividade do movimento. Daí a edição de um novo número do “Jornal do Cidadão”, lançado durante o jantar e disponível online.

Por fim, apelou a todos os presentes para participarem no crescimento do Movimento Cívico Cidadãos por Coimbra, começando, desde já, pelo próximo plenário, marcado para o próximo dia 23 de janeiro, às 21 horas, no Instituto Português do Desporto e Juventude , Coimbra.

O evento terminou com um momento musical, da responsabilidade de doiselementos do grupo Stradifados: Inês (voz) e Nelson (guitarra).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE