Coimbra

Cidadãos contra maternidade nos HUC. Decisão do Governo é “um erro grave”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-11-2020

O Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) considera um erro grave a afirmação da Ministra da Saúde de que a nova Maternidade de Coimbra deverá ser construída no Pólo de Celas do CHUC.

PUBLICIDADE

“É um erro grave pela cedência à revelha tendência de concentrar serviços, desprezando a vertente territorial das decisões. Tanto mais grave quanto foi alertada por todos os Municípios da CIM para as vantagens da solução alternativa”, sustenta o movimento liderado por Jorge Gouveia Monteiro.

PUBLICIDADE

O CpC acrescenta que “é um erro grave porque compromete mais recursos e alonga prazos de execução, numa altura em que o País tanto precisa de eficiência nos cuidados de saúde”.

É um erro grave pela forma e local escolhidos para divulgar a decisão, longe da região e das suas gentes, numa provável demonstração de vergonha ou culpa, lamenta o movimento.

PUBLICIDADE

publicidade

O CpC, recorda que em maio de 2018 lançou o debate com a petição que associava a nova maternidade à urgente revalorização do Hospital dos Covões  e apela a todos os cidadãos para que se pronunciem pela reversão desta decisão, pela construção urgente da nova maternidade no espaço desafogado e disponível do Hospital dos Covões.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE