Região

Ciclo de concertos dá a conhecer órgãos de tubos da região de Coimbra. A entrada é gratuita

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 03-10-2023

Quatro concelhos da região de Coimbra vão dar a conhecer alguns dos seus órgãos de tubos, num ciclo de concertos que promete chamar a atenção para um património que “corre o risco de desaparecer”, revelou hoje a organização.

PUBLICIDADE

O Ciclo de Outono de Órgão de Tubos da Região de Coimbra, promovido pela Fundação Inatel, vai decorrer nos quatro fins de semana do mês de outubro, passando pelos concelhos de Arganil, Penacova, Coimbra e Miranda do Corvo.

Em declarações à agência Lusa, o diretor da Fundação Inatel de Coimbra, Bruno Paixão, explicou que este evento tem por objetivo criar a consciência do património organístico que existe na região de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Queremos chamar a atenção para este património que se vem deteriorando e que corre o risco de desaparecer. O nosso ciclo procura contrariar esta tendência”, sustentou.

Segundo Bruno Paixão, a região de Coimbra tem uma “relevante concentração de órgãos históricos”, muitos deles do século XVIII, no entanto, “a maior parte continua escondida”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos mais de 40 órgãos de tubos na região de Coimbra, em nove concelhos, mas a população não sabe da existência da sua maioria. Uma parte substancial não funciona de todo, outra tem funcionamento muito limitado: estima-se que só cerca de 10 destes mais de 40 estejam em condições de serem ouvidos”, afirmou.

A quarta edição do Ciclo de Outono de Órgão de Tubos da Região de Coimbra, que tem como curador o maestro Paulo Bernardino, terá pela primeira vez uma instrumentista estrangeira, a espanhola Marisol Mendive, que irá atuar a 13 de outubro, no Mosteiro de Lorvão, concelho de Penacova.

O ciclo arranca no próximo sábado, com o organista Ricardo Toste, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, enquanto a 21 de outubro o Seminário Maior de Coimbra recebe o organista Rui Soares e a soprano Fabiana Magalhães.

A encerrar o programa estará o organista João Santos e o acordeonista Paulo Bernardino, no dia 27 de outubro, na Igreja do Mosteiro de Semide, concelho de Miranda do Corvo.

“O nosso programa inclui, para além da música, uma visita guiada aos sítios onde estão estes órgãos, bem como uma explicação sobre os órgãos”, destacou ainda o responsável da Fundação Inatel em Coimbra.

A entrada nos quatro concertos é gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE