Empresas

Cibercriminosos aproveitam Dia dos Namorados para atacar consumidores  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-02-2022

A Check Point Research (CPR), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, alerta para o aumento de atividade maliciosa relacionada com o Dia Dos Namorados. Em janeiro, os investigadores assistiram ao aumento de 152% do número de novos domínios relacionados com a temática. Destes, 6% foram considerados maliciosos e 55% suspeitos. A CPR partilha ainda um exemplo real de uma tentativa de ataque de phishing que procurava enganar os utilizadores através da imitação da marca “The Million Roses”.

PUBLICIDADE

Este ano, o aumento do número de novos domínios sobre esta temática alcançou os três dígitos de percentagem, à semelhança do que aconteceu em 2021 e 2020.

Em Janeiro, a CPR observou um aumento de 152% no registo de domínios, comparado a Dezembro. Este ano, 6% dos novos domínios foram considerados maliciosos e 55% foram considerados suspeitos. No passado mês, 1 em cada 371 e-mails maliciosos estavam relacionados com o Dia de São Valentim

PUBLICIDADE

A CPR encontrou um exemplo de esquema de phishing que procurava enganar os consumidores a propósito desta data festiva. O e-mail de phishing malicioso usava a marca “The Million Roses” para incitar vítimas a comprar prendas do Dia de São Valentim. No seguinte exemplo, o e-mail fraudulento (ver figura abaixo) foi enviado de um endereço falsificado. O e-mail fraudulento continha um endereço de uma empresa que era diferente do da marca legitima “The Million Roses”. Isto é um sinal de que o e-mail provém de uma fonte duvidosa e que o website é falso. Quem carregasse no link do e-mail teria sido redirecionado para um domínio malicioso que tentava imitar o site “The Million Roses”. O e-mail tinha como assunto: “Ofereça ao seu par de Dia de São Valentim um presente inesquecível.”

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE