Coimbra

CHUC apela para evitarem ao máximo a ida às urgências

António Alves | 4 meses atrás em 30-12-2023

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) apelou este sábado, 30 de dezembro, para que recorram “parcimoniosamente” aos serviços de urgência. Em comunidado, a unidade hospitalar recomenda que sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde para as temperaturas frias e utilizem a Linha Saúde 24 e as unidades de cuidados de saúde primários.

PUBLICIDADE

Na nota, é dito que “a alta prevalência de episódios de serviços de urgência inadequados diminui a satisfação do doente e reduz a qualidade do atendimento com tempos de espera e diagnósticos ou tratamentos tardios, e afeta negativamente os profissionais de saúde”.

Por outro lado, recordam que “tal como no fim de semana prolongado anterior, existem várias respostas alternativas aos serviços de urgência hospitalar disponíveis na grande região de Coimbra”. “Os horários e locais de funcionamento encontram-se disponíveis através da linha de saúde 24, na comunicação social regional e através das redes sociais”, referem.

PUBLICIDADE

Na nota enviada, o CHUC afirma que “em circunstâncias difíceis, cada profissional que exerce funções no serviço de urgência merece o nosso reconhecimento e louvor coletivo. Cada cidadão pode apoiar o esforço destes profissionais e é responsável pela qualidade da resposta dos serviços de saúde, através da utilização adequada dos mesmos”.

Recorde-se que, nos últimos dois meses, o CHUC tem suportado o encerramento dos serviços de urgências de vários hospitais periféricos. No dia 11 de dezembro, a unidade ativou o seu Plano de Contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno, tendo implementado um conjunto de medidas.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde o dia 11 de dezembro, os Serviços de Urgência do CHUC admitiram 14.008 episódios. Neste período, 1.628 doentes foram admitidos nas suas unidades de internamento. Neste período, o CHUC tem atendido não apenas doentes da região Centro, mas de várias regiões do País com limitações conhecidas.

Como esperado, entre os dias 23 e 29 de dezembro, verificou-se uma elevada afluência de doentes aos Serviços de Urgência do CHUC. Neste período, o CHUC teve 5.489 admissões aos serviços de urgência, tendo ocorrido um pico como esperado, no dia 26 de Dezembro, com 987 admissões.

Entre as medidas implementadas, destacou-se a articulação com unidades dos cuidados de saúde primários com a disponibilização de consulta aberta nas regiões dos ACeS do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte, incluindo a cidade de Coimbra.

Neste dia 26 de dezembro, as unidades de cuidados de saúde primários da cidade de Coimbra atenderam 261 doentes. Ou seja, a resposta na cidade de Coimbra totalizou 1.248 atendimentos. “Sem o apoio das equipas de cuidados de saúde primários, a resposta hospitalar estaria claramente comprometida”, disse o CHUC.

A 28 de dezembro, e face à elevada procura dos Serviços de Urgência e previsível aumento de episódios do foro traumático durante a passagem de ano, o CHUC tomou um conjunto de medidas adicionais onde é realçada a importância das unidades de cuidados de saúde primários que, de forma articulada, são chaves importantes nesta resposta.

“A capacidade de resposta demonstrada pelo Serviço Nacional de Saúde em Coimbra deve-se ao desempenho e dedicação inexcedíveis dos seus profissionais de saúde e da colaboração entre as diferentes unidades de saúde”, frisam.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE