Saúde

CHUC alcança “feito notável no campo da investigação em saúde em Portugal”

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 20-07-2023

 O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assumiu o papel de instituição coordenadora de uma parceria entre 15 organizações de saúde e parceiros tecnológicos nacionais, cujo objetivo passa por permitir a harmonização de dados através de um modelo universal.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado à agência Lusa, o centro hospitalar disse ter alcançado “mais um feito notável no campo da investigação em saúde em Portugal”, ao assumir a coordenação do Nó Português do OHDSI (Observational Health Data Space and Informatics, na sigla em inglês), um consórcio internacional que reúne dados de saúde para “estabelecer evidências científicas precisas”, usando aplicações informáticas de código aberto (open source).

“Conhecido como ‘Odyssey’, o OHDSI é uma rede colaborativa interdisciplinar que visa agregar valor aos dados de saúde por meio de sua colheita e harmonização em larga escala. O objetivo é estabelecer evidências científicas precisas, reproduzíveis e calibradas para apoiar a tomada de decisões, de forma acessível a todos os interessados”, acrescenta a nota.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE