Câmaras

“Chouriço de soja não é chouriço, é soja.” Tiago Martins insta José Silva a dizer se mantém apoio do PSD à candidatura à Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-04-2021

O vereador do PS de Coimbra, Tiago Estevão Martins instou hoje o vereador do Somos Coimbra, José Manuel Silva, a esclarecer o eleitorado acerca da posição política da sua candidatura e se continua a aceitar o apoio do PSD, durante a sessão que decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE

Tiago Martins, também deputado à Assembleia da República recordou, durante a reunião de Câmara de Coimbra que a alteração à lei eleitoral autárquica foi aprovada pelo PS mas teve o voto contra do PSD, que apoio a candidatura à Câmara de José Manuel Silva.

“É importante que clarifique o que é uma candidatura independente porque, ironizou, é como o “chouriço de soja, ou é soja ou é chouriço. Não dá para ser as duas ao mesmo tempo. José Manuel Silva usa muitas vezes expressões como ‘ditador’, ‘anti-democrático’, entre outras da mesma estirpe.  Quem acha que a Liberdade só é cumprida quando é feita a sua vontade não são os democratas. – acusou.

PUBLICIDADE

Estevão Martins evidenciou que, na sequência das votações na passada semana da Lei Eleitoral Autárquica “estranhamente ou convenientemente” José Manuel Silva “não mencionou a questão a ver se passava em claro” na última sessão de câmara, “quando em todas as reuniões se pronuncia assumindo a qualidade de candidato”.

Segundo o deputado socialista, a votação no parlamento ”  foi mais um passo (…) para que os grupos de cidadãos eleitores tenham mais facilidades de se candidatar aos órgãos autárquicos. Sublinhou a ironia recordou “o papel do PS naquilo que é um referencial do nosso sistema democrático e o papel do PS na participação dos eleitores:

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão, o verador, que participa pela teceira vez na sessão de câmara depois da saída de Jorge Alves, instou o vereador eleito pelo Somos Coimbra e agora candidato com o apoio do PSD, a responder se tem condições para aceitar o apoio do PSD.”

“É importante que clarifique, de forma inequívoca aos eleitores, o que é uma candidatura “independente com apoio de partidos” – disse, ironizando:

“Faz lembrar a história do “chouriço de soja. O chouriço de soja não é chouriço, é soja”

É um pouco como as candidaturas independentes apoiadas por partidos. Não são independentes, são partidárias. É hora de começar a dizer ao que vem. Ou soja, ou chouriço. Não dá para ser as duas ao mesmo tempo.”

No final do período antes da ordem do dia, José Manuel Silva pediu a palavra, mas o presidente da Câmara disse que já tinha esgotado o tempo.

(Em atualização).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE