Câmaras

Chineses visitam Biocant Park

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-08-2014

O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede recebeu ontem, ao final da tarde, uma delegação de autoridades da província chinesa de Zhejiang, que se encontra em Portugal para uma ronda de contactos com entidades representativas do sector da economia do conhecimento.

PUBLICIDADE

A comitiva integra Zhu Yaochuan, vice-director da Comissão Provincial para o Planeamento da Saúde e da Família, Zeng Xiaopeng, diretor da Divisão de Cooperação Internacional do Departamento de Ciência e Tecnologia, Wang Yiqi, diretor do Centro de Relações Externas de Ciência e Tecnologia, e Zhang Xiaoming, vice-diretor do Centro de Contratos Públicos, entre outros responsáveis, e a sua vinda a Cantanhede teve como principal ponto da agenda o Biocant Park.

O encontro com João Moura decorreu nos Paços do Concelho e antecedeu a visita ao Parque de Biotecnologia de Portugal, onde os responsáveis chineses tiveram oportunidade de conhecer aos laboratórios e os projetos que entidades e empresas têm em curso. Seguiu-se depois o contacto com os diversos grupos de investigação do UC-Biotech, edifício onde o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra tem a funcionar as valências de investigação fun­damental em biotecnologia.

PUBLICIDADE

A delegação esteve ainda na fábrica da Converde, unidade industrial de produção de um novo fungicida biológico, a partir do processamento da semente de tremoço através de métodos inovadores.

De regresso ao Parque de Biotecnologia de Portugal, os representantes das entidades provinciais de Zhejiang estiveram num debate sobre os planos para o futuro da cooperação das entidades científicas e do setor empresarial ligado à economia do conhecimento, no qual participaram João Moura e Carlos Faro, em representação do Biocant, e Amílcar Falcão e Carlos de Pascoal Neto, vice-reitores das universidades de Coimbra e de Aveiro, respetivamente.

PUBLICIDADE

publicidade

A província de Zhejiang tem um território pouco maior que Portugal mas a sua população é cinco vezes superior à portuguesa. A capital é Hangzhou, onde se situa uma das mais prestigiadas universidades da China, bem como importantes centros de investigação e empresas ligadas à rentabilização económica do conhecimento.

A propósito da presença da comitiva chinesa em Cantanhede, o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede manifesta «o desejo que as relações bilaterais desenvolvidas venham a ser aprofundadas, no sentido de se estabelecer uma cooperação forte entre o Biocant Park e entidades da província de Zhejiang. O que se pretende é criar um clima favorável ao surgimento de oportunidades de negócio para as empresas, na perspetiva de que o seu know-how tem condições para dar resposta a serviços em determinadas áreas de investigação de que as autoridades chinesas dessa região venham a necessitar». Outro dos objetivos «é atrair para o Biocant Park investimento de empresas chinesas da área das ciências da vida», refere o autarca.

Carlos Faro sublinha «a importância deste tipo de parcerias para o futuro do Biocant do Biocant e da comunidade científica que o constitui. Empreendimentos desta natureza e as empresas de que dele fazem parte não podem nem devem ficar circunscritos ao território nacional, pois a ciência e a tecnologia não têm fronteiras e a sustentabilidade dos projetos nesta área depende cada vez mais da sua capacidade de afirmação em outros mercados».

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE