Empresas

Centro Tecnológico de Coimbra pioneiro na fabricação aditiva de peças em metal duro

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 01-04-2021

A primeira peça produzida no mundo pelo processo de fabricação aditiva em metal duro foi impressa em Portugal, anunciou hoje o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), sediado em Coimbra.

PUBLICIDADE

“A matéria-prima sob a forma de um filamento de plástico e metal duro – carboneto de tungsténio (WC-Co) – foi desenvolvida e produzida no CTCV”, refere um comunicado enviado à agência Lusa.

A peça, segundo a nota, foi impressa pela BEEVERYCREATIVE, através da tecnologia FFF – Fabricação por Filamento Fundido, pelo consórcio do 3D.Carbide – Fabricação Aditiva de Componentes em Metal Duro, no âmbito do projeto 3D.Carbide.

PUBLICIDADE

“Esta tecnologia vem revolucionar o processo de conformação e fabrico de ferramentas sujeitas a desgaste, com vantagens significativas no que se refere ao tempo de fabrico, à produção de peças com geometrias complexas, redução de custos de mão-de-obra e matérias-primas”, realça o CTCV.

O projeto “é um exemplo de como um Centro de Interface Tecnológico Nacional intervém no desenvolvimento tecnológico em processos e produtos inovadores, com o objetivo de acrescentar valor ao negócio das empresas”, adianta.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto 3D.Carbide resulta de uma parceria entre o CTCV, a DURIT- Metalurgia Portuguesa do Tungsténio, a BEEVERYCREATIVE e a Universidade de Aveiro, com cofinanciamento do programa COMPETE2020.

O objetivo é desenvolver a fabricação aditiva para aplicação na indústria de componentes em metal duro, que se apresenta “como uma tecnologia bastante promissora para componentes funcionais de elevado valor acrescentado, produzidos em pequenas séries”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE