Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Centro de Portugal quer todo o mundo a fazer filmes na região

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-10-2017

Foi hoje apresentada em Coimbra a “Centro Portugal Film Comission” (CPFC), associação que nasceu da conjugação de várias vontades e que tem um objetivo comum: posicionar o Centro de Portugal como destino “film friendly”, com capacidade para atrair produções cinematográficas e audiovisuais, tanto numa escala nacional como internacional, e assim gerar benefícios económicos para a região. Este é um projeto estratégico para o Centro de Portugal, pelo potencial de aumento de notoriedade que representa.

PUBLICIDADE

comission film

No Seminário Maior de Coimbra, local escolhido para a conferência de imprensa de lançamento do projeto, foram apresentados os principais trunfos que o Centro de Portugal tem para mostrar às produtoras cinematográficas e aos cineastas. A começar pelo clima favorável e pelas muitas horas de luz solar por dia, sem esquecer a grande diversidade de cenários, as boas acessibilidades e a segurança.

No início da conferência de imprensa foi exibido o filme “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017”, que tem colecionado prémios em todos os festivais de cinema em que participa. O filme ilustra a riqueza e diversidade de cenários que podem ser encontrados na região.

comission film centro

A conferência de imprensa contou com a presença de Bruno Manique, Francisco Dias e Mafalda Sá, respetivamente presidente, vice-presidente e membro da direção da CPFC; e Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal e da Assembleia Geral da CPFC, entre outras individualidades. A apresentação foi encerrada por Carina Gomes, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra

PUBLICIDADE

Pedro Machado aproveitou a ocasião para manifestar o seu pesar pelos incêndios, que voltaram a deixar uma marca de dor no país e na região. Na sua intervenção, sublinhou a importância que a CPFC constitui para a valorização da marca Centro de Portugal e elogiou a composição dos seus órgãos sociais: “Está aqui a nata do cinema no Centro de Portugal, desde diretores de festivais até produtores, de Coimbra, Leiria, Aveiro, Figueira da Foz, Caldas da Rainha e outros locais. É uma verdadeira Film Comission do Centro de Portugal”

Bruno Manique abordou de forma sucinta os objetivos da criação da associação, descrevendo a importância que pode vir a ter na captação de investimentos. Já Francisco Dias apresentou as vantagens de as autarquias se associarem à CPFC, dando exemplos de casos de sucesso de associações congéneres de todo o mundo. Mafalda Sá, por sua vez, abordou as virtudes de as empresas de produção cinematográfica se relacionarem de forma muito próxima com a CPFC.

Entre os próximos passos da CPFC constam a elaboração de um modelo de contrato-programa com os municípios aderentes, protocolos com instituições de ensino superior com cursos nas áreas do cinema, a identificação de oportunidades de financiamento e a captação de empresas do setor do cinema para a região.

Veja o vídeo da nossa transmissão em directo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com