Coimbra

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra diz que programa funcional da nova maternidade está em revisão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-06-2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje que está em revisão o programa funcional do novo edifício da maternidade, considerando que o resultado é “decisivo” para ser tomada uma decisão final.

PUBLICIDADE

Fernando Regateiro

“O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) remeteu ao Ministério da Saúde o resultado do estudo de proposta de localização do novo edifício da maternidade”, refere em resposta enviada à agência Lusa.

O CHUC esclarece que, validando as opções já vertidas no relatório do grupo de trabalho nomeado pelo Despacho 1897/1 de 2017, do secretário de Estado da Saúde, o estudo técnico indica a localização aconselhada para o edifício no campus hospitalar dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Encontra-se agora em revisão o programa funcional do novo edifício, resultado imprescindível para a decisão integral sobre o tema”, frisa o documento.

O Governo recebeu uma proposta para que a nova maternidade de Coimbra se localize no perímetro dos Hospitais da Universidade, afirmou hoje a ministra da Saúde, salientando que todos os estudos técnicos apontam para essa solução.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionada pela agência Lusa sobre a localização da nova maternidade da cidade, a ministra da Saúde, Marta Temido, referiu, em Coimbra, que a tutela recebeu “muito recentemente” uma proposta do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que aponta para uma solução que passe pelo atual perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Sobre o facto de a Câmara, Assembleia Municipal e Comunidade Intermunicipal terem tomado uma posição a favor da sua localização no Hospital dos Covões (também integrado no CHUC), a ministra frisou que “os estudos técnicos e todas as opiniões técnicas vão num determinado sentido, que é o da maternidade ser implantada no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, manifestou-se em “absoluto desacordo” com a localização da nova maternidade da cidade e considerou “inaceitável” que a autarquia não seja ouvida sobre o processo.

“O PDM [Plano Diretor Municipal] de Coimbra tem de ser respeitado”, alertou o autarca socialista.

Salientando que a zona dos HUC está sobrecarregada de tráfego, sem capacidade de estacionamento e sob forte pressão urbanística, Manuel Machado voltou a defender que “a solução exequível” para instalar a nova maternidade é na área do “Hospital dos Covões, na Quinta dos Vales”, na margem esquerda do Mondego.

Os Cidadãos por Coimbra consideraram que a instalação da nova maternidade no perímetro dos Hospitais da Universidade é um “grave erro político e uma grave cedência àqueles que encaram o congestionamento dos hospitais como oportunidade de negócio”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE