Região

Centro de Inovação Social “um impulso para a reabilitação do centro urbano de Soure”

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 22-09-2023

O Feriado Municipal de Soure ficou marcado, esta quinta-feira, 21 de setembro, pela inauguração do Centro de Inovação Social (CIS), “uma obra inovadora na recuperação do espaço do antigo posto da GNR, que será um impulso para a reabilitação do centro urbano da vila”, frisou o presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Durante a sessão comemorativa, o Município e a IPN Incubadora – Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empreasas assinaram um protocolo de colaboração para dinamização do CIS.

O autarca destacou, ainda, a importância das Festas de São Mateus em conjunto com a FATACIS — Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure.

PUBLICIDADE

“São o maior e o mais representativo evento cultural, económico, social e recreativo do concelho desde há vários séculos. Sendo tradicionalmente uma feira franca de cariz medieval, nos nossos dias adaptou-se à realidade económica da região e, nas últimas duas décadas, a FATACIS é o espelho da dinâmica do artesanato, turismo, agricultura, comércio, indústria e serviços para quem aqui vem expor e promover os seus produtos”.

Mário Jorge Nunes salientou a “parceria entre o município e o tecido empresarial alargada a todas as freguesias, através do envolvimento de dezenas de coletividades e da sociedade civil”.

PUBLICIDADE

publicidade

O edil aproveitou a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território para mostrar a sua preocupação com o projeto de estudo e prospecção de caulinos na região.

Em resposta, Carlos Miguel assegurou que o Ministério da Coesão Territorial está ao lado do Município.

Durante a cerimónia, foram entregues os prémios do Concurso de Fotografia, as Bolsa de Mérito Académico e atribuídas distinções honoríficas a pessoas individuais e coletivas do concelho.

Seguiu-se a visita oficial à FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, coorganizada pela Associação Empresarial de Soure.

Perto de 150 expositores marcam presença na Feira da FATACIS e outros tantos estão espalhados pela Feira Generalista, Feira da Madeira, Feira das Nozes, Feira da Madeira e Feira das Freguesias.

O Grupo Desportivo Ulmeirense está presente e traz vários petiscos. 

Este ano as festas espalham-se por um conjunto de espaços de mais de oito hectares, composto pelo Espaço 1111, o Parque da Várzea, a Várzea das Mós, o Parque dos Bacelos e os terrenos da Feira Generalista, todos na zona baixa da vila, com a confluência dos Rios Anços e Arunca.

O José António com a sua alegria não deixa ninguém indiferente. DarVida e SerFeliz é o seu projeto. E lá vai chamando o Zééééé, que é ele próprio.

Os produtos da terra também não faltam neste certame.

Até terça-feira, os visitantes são atraídos, não só pelo cartaz profano, mas também pela romaria a São Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.

A final do Festival Metamorfose decorre a 22 de setembro, onde se ficará a conhecer o grande vencedor da edição de 2023, e há concerto de Noble e os DJ Rich & Mendes.

A noite de 23 conta com a atuação dos cabeça de cartaz, os internacionais Gipsy Kings com Tonino Baliardo, seguido pelo concerto dos Bandazona.

“Revisitando o Festival da Canção”, interpretado pela Banda do Cercal e com a participação de Mimicat, artista que representou Portugal na edição de 2023 deste certame internacional, será apresentado a 24 de setembro.

Os Némanus sobem ao palco a 25 de setembro.

Os GMB encerram, no dia 26, as festas sourenses. Mas esta terça-feira é o “Dia da Família Sourense”, onde decorre o tradicional Pic-Nic Popular acompanhado de animação musical, no Olival de São Mateus, junto à Capela do Orago.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE