Região

São Mateus dura 7 dias! “É o momento alto de Soure”

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 14-09-2023

Soure vai ser de 20 a 26 de setembro local de romaria, diversão e convívio. O motivo é simples e muito bom: estão de regresso as Festas de São Mateus e a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure.

PUBLICIDADE

“É o momento alto de Soure, da diáspora sourense”, realçou o presidente da Autarquia, na apresentação do evento, que “é uma festa centenária”, sublinha Mário Jorge Nunes, referindo que este ano os festejos têm mais um dia.

As obras que estão a decorrer na vila “são um dos principais constrangimentos do São Mateus”, admitiu o autarca e por isso propôs ser ele próprio a liderar a comissão executiva da festa mais emblemática do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

“As obras começaram em dezembro de 2022 e deverão terminar no final de novembro e terão um forte impacto na logística e no funcionamento das Festas de São Mateus”, lembra. No entanto o edil mostra-se confiante “que tudo vai correr bem”.

A realização das Festas de São Mateus, juntamente com a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, dinamizada pela Associação Empresarial de Soure, constituem um certame fundamental para a promoção e divulgação do concelho, das suas atividades económicas e potencialidades.

PUBLICIDADE

Estão previstos na Feira da FATACIS 150 expositores e cerca de outros e outros tantos espalhados pela Feira Generalista, Feira da Madeira, Feira das Nozes, Feira da Madeira e Feira das Freguesias.

Este ano as festas espalham-se por um conjunto de espaços de mais de oito hectares, composto pelo Espaço 1111, o Parque da Várzea, a Várzea das Mós, o Parque dos Bacelos e os terrenos da Feira Generalista, todos na zona baixa da vila, com a confluência dos Rios Anços e Arunca.

Ao longo dos seis dias, os visitantes são atraídos, não só pelo cartaz profano, mas também pela romaria a São Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.

No dia 20 de setembro, as festas iniciam-se com um espetáculo de tributo a Tina Turner, interpretado por Sónia Costa.

No dia 21, além da cerimónia solene do Dia do Município, terá lugar o concerto de Lucky Duckies.

A final do Festival Metamorfose decorre a 22 de setembro, onde se ficará a conhecer o grande vencedor da edição de 2023, e há concerto de Noble e os DJ Rich & Mendes.

A noite de 23 conta com a atuação dos cabeça de cartaz, os internacionais Gipsy Kings com Tonino Baliardo, seguido pelo concerto dos Bandazona.

“Revisitando o Festival da Canção”, interpretado pela Banda do Cercal e com a participação de Mimicat, artista que representou Portugal na edição de 2023 deste certame internacional, será apresentado a 24 de setembro. “São duas horas de espetáculo”, recorda Mário Jorge Nunes. O Festival de Folclore do concelho está marcado para a tarde deste domingo.

Os Némanus sobem ao palco a 25 de setembro.

Os GMB encerram, no dia 26, as festas sourenses. Mas esta terça-feira é o “Dia da Família Sourense”, onde decorre o tradicional Pic-Nic Popular acompanhado de animação musical, no Olival de São Mateus, junto à Capela do Orago.

A partir desta sexta-feira, 15 de setembro, realiza-se o Festival Municipal de Juventude de Soure – Pangeia, numa espécie de aquecimento para as aguardadas Festas de São Mateus- FATACIS, que se realizam de 20 a 26 deste mês.

Veja os vídeos:

 

Programa São Mateus – FATACIS

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE